Sommelière Ana Cristina Fulgêncio dá dicas de como armazenar e conservar seu vinho
Você sabia que existem diversos fatores que interferem na qualidade do seu vinho? Confira algumas dicas da sommelière Ana Cristina Fulgêncio para aproveitá-lo da melhor maneira possível
Algumas das dúvidas mais frequentes entre os apreciadores do vinho são referentes à conservação e armazenamento, já que existem diversos fatores que podem interferir diretamente nas propriedades da bebida, como a luminosidade e a temperatura, por exemplo.
Além do armazenamento, muitos se perguntam como faz para conservar o vinho depois de aberto. Ana Cristina Fulgêncio, sommèliere da Wine.com.br, tira essa e outras dúvidas para manter seu vinho perfeito.
Posição
Caso o vinho que você comprou seja de rolha, é interessante deixar a garrafa na horizontal, porque assim a bebida fica em contato com a rolha – isso se o consumo for demorar mais de um ano, por exemplo, se for mais rápido, não há problemas em deixá-la na vertical. Isso faz com que a rolha se mantenha inchada e impeça a passagem de ar para dentro da garrafa, caso seja um ambiente muito seco. Se o vinho for de tampa, não há problemas em deixá-lo vertical.
Temperatura
O ideal é manter o vinho a uma temperatura de 13°C.
“Caso você não tenha uma adega em casa, não se desespere. Você pode deixar seus vinhos em um local que tenha poucas variações de temperatura, porque ela está diretamente ligada à evolução do vinho. Se o local for muito quente, o tempo de vida do vinho poderá ser reduzido. Por isso, é importante que ele seja arejado e com temperatura amena”, comenta Ana.
Outro ponto importante em relação à temperatura é que não se deve colocar o vinho na geladeira, pois ela é um ambiente extremamente seco e isso resseca a rolha.
Luminosidade
Outra questão bastante importante para a conservação de seu vinho é a luminosidade. O ideal é mantê-lo sempre em um ambiente escuro, com baixa luminosidade. Isso acontece porque o vinho tem componentes fotossensíveis. Inclusive, é por isso que muitos vinhos vêm em garrafas verdes, justamente para bloquear a passagem de luz.
Depois de aberto…
“Cada tipo de vinho demora um tempo específico para começar a perder algumas de suas características”, conta Ana. Por exemplo, para um vinho tinto, o ideal é consumi-lo entre três cinco dias. Os brancos e rosés, em até três dias. Já os espumantes são feitos para consumo imediato, especialmente por conta do gás. O aumento da temperatura faz com que o gás se perca.
Sobre o Grupo Wine
O Grupo Wine nasceu com a missão de democratizar e descomplicar o mundo do vinho no Brasil, oferecendo uma seleção variada, com rótulos para todos os momentos. Em 2010, foi criado o Clube Wine – um dos pioneiros no mercado de assinaturas – que conta com mais de 140 mil sócios e foi eleito, em 2017, o melhor clube de assinaturas do Brasil pelo Prêmio Assinaturas Awards. Além do Clube Wine e da loja online de vinhos para o consumidor final (wine.com.br) e as unidades de negócio Wine Eventos e Wine2B, o grupo administra a beer.com.br, a loja online de flash sale Vinho Fácil e a Bodegas, responsável pela expansão da estratégia no mercado B2B e lojas físicas.