A estilista e consultora de moda Rosmarie Zonta ensina o passo a passo das boas compras com dicas importantes para aproveitar a temporada de liquidações de forma inteligente, sem estourar o orçamento ou lotar o guarda-roupa de peças que nunca serão usadas.
1- Planejamento: antes de sair às compras, olhe seu guarda-roupa, avalie o que você realmente precisa comprar e faça uma lista.
2- Pesquisa: essa é a temporada em que todas as lojas oferecem descontos, mas antes de sair comprando tudo em qualquer lugar, faça pesquisa em algumas lojas e avalie as promoções e o valor das peças que deseja comprar. Essa atitude evita compras por impulso, que normalmente não são bem-sucedidas.
3- Tempo e paciência: para aproveitar as liquidações e fazer boas compras é preciso ter tempo e paciência para ir de loja em loja para fuçar araras e prateleiras até encontrar as peças que você realmente precisa.
4- Estilo: invista em peças que combinem com seu estilo e evite modismos. Na dúvida, aposte em peças clássicas e atemporais como camisas, t-shirts, calças, saias, vestidos e calçados como scarpins e peeptoes de cores neutras.
5- De olho nas tendências: preste atenção nas tendências da próxima estação. Você sempre vai encontrar peças que continuarão na moda na próxima temporada. Roupas e acessórios com estampas de pele de bicho, florais, abstratas, geométricas e figurativas ou de tons terrosos, alaranjados, roxo, bege, verde-azulados, vermelho e preto continuam nas próximas estações. Vestidos tubinho, saias-lápis e longas são apostas certeiras, assim como peças metalizadas puxando para o ouro-velho, bronze e cobre. Macacões e jaquetas curtas, que estão em alta neste verão, também merecem investimento.
6- Olhar crítico: prove todas as peças e analise o caimento e a modelagem. Verifique se o modelo está no tamanho adequado, nem muito grande e nem menor. Nem cogite comprar uma peça menor que o seu tamanho com a promessa de que vai emagrecer para usá-la. Isso nem sempre funciona.
7- Avaliação: confira se a peça de roupa, calçado ou acessório não têm defeitos que comprometam seu uso.
8- Faça as contas: verifique se a compra realmente é válida analisando o valor e a qualidade da peça e não somente o tamanho do desconto. Fuja das armadilhas do “compre 3 e pague 2”, muitas vezes você adquire produtos em exagero e sem qualidade, e deixa de investir um pouquinho a mais numa roupa, calçado ou acessório que seria mais importante.
9- Reflexão: antes de se dirigir ao caixa, reflita sobre a compra que está prestes a fazer. Pense se aquela peça será usada mais de uma vez. Se a resposta for negativa, desista da compra.
10- Não exagere: nada mais fora de moda do que ter um ataque consumista. Compre com inteligência e sem comprometer as finanças, pois outras liquidações virão com muitas outras novidades!
Sobre Rosmarie Zonta
Graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em Styling de Moda pela Metrocamp, Rosmarie Zonta lançou há seis anos sua própria marca de moda feminina, que leva seu nome. É reconhecida pelo domínio da técnica de moulage e pela criação de vestidos de festa exclusivos e dignos de tapete vermelho. Também realiza consultoria de moda para empresas e ministra cursos na área de moda