Robson Caetano destaca o esporte como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência
Experimentando Diferenças, projeto das Loterias da CAIXA, está na Festa das Nações
O projeto Experimentando Diferenças foi aberto oficialmente ontem (11), com a presença do recordista sul-americano Robson Caetano da Silva, medalhista olímpico do atletismo e padrinho do projeto. Em coletiva à imprensa, Robson Caetano chamou a atenção para o esporte como uma ´porta´ aos deficientes. “Pessoas com necessidades especiais precisam sair de casa e entender que o movimento faz parte do corpo humano, e o esporte estimula a trazê-los à sociedade, sejam mutilados ou não”, disse Robson Caetano.
O projeto tem o patrocínio das Loterias da Caixa e está instalado na Festa das Nações, evento que acontece de 11 a 15 de maio, no Engenho Central. Montado em uma arena no barracão 14 com mais de 180 metros, aonde os visitantes da festa poderão praticar gratuitamente cinco modalidades de paradesportos – corrida em cadeira de rodas, bocha desportiva, fut cinco, basquete e game duelo sem limites.
O Experimentando Diferenças está em sua 34ª edição e já colocou 150 atletas paralímpicos em contato com a sociedade, partilhando histórias de superação como a celebrada vitória do brasileiro Alan Fonteles sobre o sul-africano Oscar Pistorius, em 2012.
O CEO do projeto, Fernando Rigo, lembrou que o Brasil está muito melhor colocado nas Paralimpíadas do que nas Olimpíadas. “No ranking geral ficamos em sétimo na última edição e devemos ficar em quinto na próxima, enquanto na competição tradicional estamos na linha da vigésima colocação. O Brasil não sabe, mas o Messi do futebol de cego é nosso, o Ricardinho”, relatou Rigo.
Robson Caetano disse que a Caixa investiu, nos últimos quatro anos, R$ 90 milhões no atletismo. O gerente regional da Caixa, Evandro Nobre Cruz, informou que cada bilhete vendido das Loterias tem cota revertida para o esporte.
AGENDA – Mais de 700 pessoas, entre jovens e adolescentes, estão cadastrados nas visitas pedagógicas, que acontecem amanhã e sexta-feira, das 9h às 17h (fora do horário da Festa das Nações; sem pagamento de ingresso). São escolas estaduais, municipais, particulares e atendidos por projetos sociais que tem encontro marcado com o paradesporto.
No sábado (dia 14), o Experimentando Diferenças recebe o atleta paralímpicos Tito Sena e, no domingo, outro atleta da paralimpíada, André Andrade. Os desportistas estarão na arena do projeto das 10h ao meio-dia para interagir com o público da Festa das Nações.
O prêmio – O projeto Experimentando Diferenças acaba de ser escolhido, entre 350 inscritos do Brasil inteiro, vencedor do Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, cujo objetivo é reconhecer e valorizar experiências bem-sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país. Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da Organização das Nações Unidas (ONU): “As Melhores Práticas e Lideranças Locais” (Best Practices and Local Leadership Programme).
A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio exclusivo da Loterias Caixa. Somente em 2015, as Loterias CAIXA investiram mais de R$1 bilhão no esporte brasileiro.
Serviço – 34ª etapa do Projeto Experimentando Diferenças, de 11 a 15 de maio, na 33ª. Festa das Nações, no Engenho Central (rua Maurice Allain, s/n) , em Piracicaba/SP. Informações: (19) 2106- 9800 / 9815. Entrada franca.