Chef Ana Luiza Trajano ensina receita do barreado paranaense com carne Friboi
Um prato feito à base de carne cozida que desmancha na boca. Essa é a definição do barreado, iguaria típica da região litorânea do Paraná que também ganha destaque pelo preparo diferente e especial: a carne coxão mole é cozida por quase um dia todo em panela de barro, fechada com pirão de cinzas e farinha de mandioca para manter o vapor. Receita simples e ao mesmo tempo exótica.
A chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto, que fez o seu 33º menu especial em homenagem ao Paraná ensina como preparar este prato bem brasileiro. “É uma receita saborosa e que tem ingredientes simples: carne, condimentos e farinha de mandioca. Só que exige cuidados com o tempo de preparo e o tipo de carne, que tem que ser limpa e sem gordura, para que o barreado fique na textura adequada para ser apreciado. A carne que eu uso no restaurante é o coxão mole da Friboi, que é vendida exatamente da forma que essa receita demanda”, ressalta a chef.
Confira os ingredientes e o modo de fazer:
Ingredientes:
– 3kg de coxão mole Friboi
– 500g bacon
– 4 unid. cebola picada
– 2 unid. folha de louro
– 5 ramos tomilho
– 2 ramos estragão
– 1 maço manjericão
– 1 maço manjerona
– 1 maço cebolinha
– 1 maço salsinha
– 3 ramos sálvia
– 1 ramo hortelã
– Sal agosto
– Pimenta do reino a gosto
– 150ml cachaça
– 800g farinha de mandioca
– 5 unid. banana da terra
– 300ml cachaça
Modo de preparo:
O Barreado tradicional é preparado em uma panela de barro com 17 horas de cozimento, porém nosso modo de preparo será na panela de pressão por apenas 3 horas. Corte a carne Friboi em cubos grandes, pique a cebola, pique as ervas, corte o bacon em tiras bem finas. Monte a panela: Forre o fundo da panela com lâminas de bacon; uma camada de carne; uma camada generosa de cebola; salpique as ervas. Em seguida repita a operação, coloque por último as folhas de louro e finalize com a última camada de bacon. Coloque 1/2 de um copo americano de cachaça e cubra com água até o bacon de cima boiar. Cozinhe por 3 horas em fogo médio. Depois de pronto mexer bem para desmanchar a carne.
Pirão: Espalhe um pouco de farinha de mandioca no fundo do prato e acrescente um pouco do caldo do Barreado fazendo um pirão.
Bananas: Corte as bananas na transversal e cozinhe as bananas no vapor de cachaça.
Rendimento: 8 pessoas
Tempo de preparo: 3 horas
Nível de dificuldade: elaborado