A sobrecarga de uma mochila escolar pode provocar sérios danos à coluna vertebral
Gente! Esse assunto é sério! Minha filha ALlce, de apenas 11 anos, já reclama de dores nas costas. A mochila dela, até o ano passado, era muuuuuito pesada! Este ano, a escola oferece armários para os alunos do fundamental 2. Vamos aderir. Agora estou marcando uma consulta ao ortopedista, já que o ‘estrago’ já pode ter sido feito.
Bjs da Cris
www.politicanarede.com.br
Especialista alerta sobre os riscos da má utilização do acessório principalmente pelas crianças; Comissão do Senado Federal já aprovou texto que limita o peso das bolsas
O início do ano letivo vem sempre acompanhado de pesos: no bolso dos pais – devido aos valores pagos pelas matrículas escolares – e, talvez o mais preocupante, o levado pelas crianças dentro de suas mochilas escolares, que, se utilizadas de forma equivocada, podem levar a sérios desvios na coluna vertebral, com dores e muito desconforto.
Um texto já aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, e que aguarda por tramitação na Câmara dos Deputados, limita o peso dos acessórios a 15% ao do estudante, além de obrigar as escolas a oferecerem armários para que os alunos possam deixar seus materiais. O projeto valerá para estudantes das redes pública e privada, e educação infantil, fundamental e média.
Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito do trabalho, o ideal seria que o volume carregado pelos pequenos não ultrapassasse a 10% do peso corporal. “Quem pesa 40 quilos deveria carregar no máximo 4 quilos”, exclama o fisioterapeuta.
Entre os riscos à utilização inadequada do equipamento, o especialista destaca o desenvolvimento da escoliose. “Na infância a escoliose, nos adolescentes são dores musculares, alterações e desvios posturais (escoliose, hipercifose e hiperlordose). Nos adultos existem diversas patologias como as lombalgias, as cervicalgias, as protrusões e hérnias discais”, avisa Martins.
De acordo com o diretor regional da ABRColuna, a falta de um tratamento específico e eficaz pode ocasionar em um agravamento das lesões. Giuliano Martins observa com atenção as alternativas para se transportar os materiais escolares. “Deve-se preferir malas com rodinhas ou então colocar uma alça da mochila em cada braço, com a divisão correta do peso”, completa o especialista, ressaltando, ainda, a importância de se cuidar da postura desde a infância, evitando esforços prejudiciais e praticando atividades físicas para o fortalecimento dos músculos.
Confira mais orientações em www.itcvertebralribeirao.com.br/media/upload/cartilha.pdf
Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).
Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 55 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.
Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.
Serviço
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br