Electrolux divulga a maior pesquisa sobre uso de aspirador de pó já realizada no mundo
A “Pesquisa Global de Aspiradores de Pó Electrolux 2013” mapeou os hábitos de uso em 23 países: brasileiros são os que mais capricham na limpeza semanal privilegiando o uso do aparelho
Electrolux divulga a maior pesquisa já realizada no mundo sobre os hábitos de uso de um eletrodoméstico, a “Pesquisa Global de Aspiradores de Pó Electrolux 2013”. Realizada em 23 países – além do Brasil, foram entrevistados consumidores da Inglaterra, Suécia, Alemanha, Japão, China, Austrália, entre outros –, o estudo mostra as preferências dos consumidores, suas opiniões, sentimentos e o que os agradam durante o ato de aspirar sua casa. Além disso, o material traz dados curiosos como as atividades simultâneas e trajes preferidos. Globalmente, foram entrevistadas 28 mil pessoas.
“Como líder mundial em aspiradores de pó, a Electrolux está sempre em busca do desenvolvimento de produtos globais inovadores. Os resultados dessa pesquisa mostram como os desejos e necessidades dos consumidores são diversos ao redor do mundo, e como é essencial conhecê-los e compreendê-los”, comenta Nelson Scarpin, Diretor Geral da Divisão de Eletroportáteis da Electrolux do Brasil. “As percepções do consumidor são a base para todo o desenvolvimento de produtos da Electrolux e desempenham um papel vital para garantir que possamos continuar a criar soluções que atendam o que um usuário precisa em qualquer lugar do mundo em que ele esteja”, completa o executivo sobre a pesquisa.
Pesquisa aponta que as diferenças culturais entre os países estão presentes até na relação que os usuários tem com seu aspirador de pó:
- Apenas 1% da média global dos entrevistados afirma que o aspirador de pó em sua casa é operado por um empregado doméstico. No Brasil, essa média é cinco vezes maior, comprovando as recentes comparações desse comportamento entre os países da América Latina e da Europa, feitas pela imprensa.
- A maioria dos Brasileiros (35,8%), aspira sua casa apenas uma vez por semana e outra grande parcela (24,4%) entre duas e cinco vezes por semana. Os números mostram que o brasileiro utiliza o aspirador de pó durante a faxina semanal. Exatamente por isso, que a pesquisa também mostra que o Brasileiro é um dos campeões entre os usuários que passam mais tempo utilizando o aspirador de pó, 78,7% dos entrevistados ultrapassam os 30 minutos chegando até a 4 horas na atividade, comprovando o capricho com que cuidam de seus lares. Do outro lado, os mais apressados são os asiáticos, a grande maioria da população de japoneses e sul-coreanos, 68,2% e 67,6%, respectivamente, contam que nunca ultrapassam 30 minutos utilizando o aparelho.
- A maioria dos Brasileiros (65,1%), bem acima da média global, preferem aspirar o lar pela manhã. Em geral, os latinos mostram-se mais animados pela manhã, enquanto os países nórdicos – Suécia (11%), Dinamarca (10,7%) e Noruega (10,1%) – são os menores percentuais de adeptos ao período. Já a China, é campeã de uso no período noturno, período em que maioria (27,8%) coloca seus aspiradores de pó para trabalhar.
- Na escolha do que vestir para a atividade de aspirar a casa, roupas casuais são as campeãs na média global (69%) e ainda mais entre os brasileiros (72,5%). Já, para os sul-coreanos, a atividade deve ser considerada uma oportunidade para a prática de esporte, pois a grande maioria (75,9%) prefere trajes esportivos para aspirar o lar. Alguns países, preferem ainda mais conforto na escolha da roupa: 13,5% dos colombianos preferem apenas underware ou nada.
- Aspirar a casa é uma atividade que permite outras simultâneas, a preferida mundialmente, por 36% dos usuários, é ouvir música. Mais uma vez, o Brasil segue a tendência global, contudo, bem acima da média, já que 63,6% da população ouve música enquanto utiliza o aspirador de pó. Outros 6,6% dos brasileiros, além de ouvir a música ainda arriscam alguns passos, e afirmam dançar enquanto utilizam o aspirador. Em contrapartida, entre os japoneses apenas 8,3% afirmar ouvir música, o menor percentual entre os países pesquisados.
- No Brasil, entre os que preferem ouvir música, os ritmos campeões na escolha para acompanhar o aspirador de pó são a música sertaneja (13,4%), o Pop (13,1%) e o Rock´n Roll (12,2%). Contudo, os brasileiros comprovaram que são um povo eclético, 22,2% responderam que ouvem uma mistura de diversos ritmos.
- O que sentem os usuários de aspirador de pó após o uso do aparelho? 37,2% dos brasileiros, a maioria dos entrevistados, afirmam que após aspirar suas casas sentem-se satisfeitos com o resultado, um percentual acima da média global, que é de 30%. Número que confirma a fama de que brasileiro gosta de manter sua casa sempre limpa.
- Entre os atributos observados na compra de um aspirador de pó, apesar de não representar a maioria dos entrevistados, os brasileiros, ao lado dos portugueses, são os que mais observam o consumo de energia elétrica do aparelho entre todos os outros países ouvidos, são 13,9% dos entrevistados nos dois países. Bem acima da média global que é de 5%.
- A pesquisa também mostra que o brasileiro é um dos países com o maior percentual de residências com apenas um aspirador de pó (87%) ficando atrás apenas da Colômbia (92%). Países como o Canadá (44%) e os Estados Unidos (43,1%) são os campeões entre aqueles com mais residências que possuem dois ou mais aparelhos.
- O aspirador de pó dos sonhos da maioria dos brasileiros que responderam a pesquisa (38,2%), são os verticais e que oferecem liberdade sem fio, ou seja, aparelhos com bateria. É o maior percentual global que deseja esse tipo de produto, o que justifica o grande sucesso que a linha Ergorapido Electrolux faz no Brasil desde o seu lançamento, em 2009.
Novidades Electrolux que nascem do conhecimento do consumidor e da busca pela inovação
De acordo com o estudo encomendado pela Electrolux, o sonho de uma grande parte dos brasileiros é um aspirador de pó vertical e sem fio, movido à bateria, que possa auxiliá-los em uma limpeza rápida e simples, como recolher migalhas de pão após um lanche ou aspirar um estofado após a brincadeira das crianças. Foi para facilitar esses momentos que a Electrolux trouxe ao mercado brasileiro a linha Ergorapido: aspiradores de pó 2 em 1 independentes, compactos e leves, que funcionam com bateria recarregável em base móvel, sem fio, estando sempre à mão para o uso rápido e prático, já que possui uma unidade portátil removível que, ao ser desacoplada da base do produto, exerce a função de um aspirador de mão. A linha sempre ganha novidades como modelos cada vez mais inovadores, assim como o mais novo membro da família que acaba de ser disponibilizado no varejo, o Ergorapido Zinco.
Preço sugerido:
Ergorapido Electrolux Zinco ERG05 – R$ 429,00
Sobre o Grupo Electrolux
A Electrolux é líder global em aparelhos domésticos e aparelhos para uso profissional, vendendo mais de 40 milhões de produtos todos os anos para consumidores em mais de 150 países. A empresa foca o trabalho de desenvolvimento de produtos em inovações cuidadosamente baseadas nos desejos e necessidades reais dos consumidores e profissionais. O portfólio Electrolux inclui geladeiras, lava-louças, fogões e condicionadores de ar e eletroportáteis, como aspiradores de pó das marcas Electrolux, AEG-Electrolux, Eureka e Frigidaire. Com 58 mil funcionários, em 2011 a Electrolux vendeu o equivalente de 102 bilhões de coroas suecas.
Para mais informações acesse www.electrolux.com.br / www.electrolux.com/news / www.casaelectrolux.com.br