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Etiqueta Empresarial Internacional

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Uma palavra errada, um gesto descuidado… Desconhecer detalhes da cultura de um cliente, fornecedor ou parceiro comercial pode colocar tudo a perder. Com o mundo globalizado, é importante que saibamos como nos comportar ao nos relacionarmos comercialmente com estrangeiros. En

contrei as dicas abaixo que podem ser vir, e muito, num futuro muito próximo a cada um de vocês. Confira!

Prof. Cris Sanches

Lembre-se que não basta dominar com fluência vários idiomas, ser flexível para lidar bem com mudanças, eficiente na comunicação, ter visão de futuro e foco em objetivos. Você deve, também, aprender a se relacionar bem com o seu semelhante e, principalmente, entender que os hábitos e costumes variam de cultura para cultura.

Transitar com leveza, desenvoltura e segurança por ambientes culturais que você não conhece é uma qualidade que o fará efetivamente ser um profissional global. Para isso, o exercício da gentileza será sua ferramenta mais importante.

Luxemburgo, Holanda e Bélgica

  • Cartões de Visita

É uma boa idéia traduzir seu cartão para o alemão, francês ou belga. Se sua posição na empresa é importante, não se esqueça de incluir essa informação em letras um pouco maiores.

  • Quando for convidado

Não se espante se for convidado para jantar na Bélgica após sete e meia da noite. Jantares no país costumam começar mais tarde do que em outros países europeus.

Um convite para ir à casa de um holandês não significa necessariamente que se trata de um jantar. Se for o caso, o convite especificará isso. Os holandeses usam talheres para tudo, incluindo pizza e sanduíches, portanto, faça o mesmo.

No Luxemburgo, você provavelmente será convidado para um café após o jantar; não saia imediatamente após a refeição.

  • Gorjetas

Se a conta do restaurante no Luxemburgo não incluir o serviço, deixe o correspondente a 15% da conta. A gorjeta dos motoristas de táxi é de 15 a 20% do preço da corrida. Os porteiros em hotéis recebem de LF50 a LF150, dependendo de quantas malas eles carregaram para você.

O serviço está incluído na maioria dos restaurantes, mas muitas pessoas arredondam o preço final para deixar uma gorjeta extra. Nos táxis, arredonde o preço final.

A maioria dos serviços na Bélgica já inclui 15% a título de gorjeta e os belgas não esperam nada extra. Mas sempre deixe uma gorjeta de BF25 a 50BF para os porteiros, camareiras e lanterninhas nos teatros.

  • Presentes

Boas idéias para presentes no Luxemburgo e Holanda são livros e CDs do seu país. Na Bélgica, flores (mas não crisântemos) e chocolates são boas opções. O belga provavelmente abrirá seu presente na sua presença, portanto faça o mesmo; no Luxemburgo, só o faça se seu anfitrião sugerir primeiro.

  • Pontualidade

As pessoas desses países são sempre pontuais e esperam o mesmo de você. Se por acaso perceber que terá que se atrasar, lembre-se de telefonar antes para avisá-los.

  • O que vestir?

Na Bélgica e no Luxemburgo, homens e mulheres devem escolher roupas mais conservadoras e discretas quando se trata de encontro de negócios. Os holandeses são mais flexíveis e costumam priorizar o conforto à formalidade. Mas mesmo ali homens e mulheres de negócios tendem a se vestir de maneira mais clássica.

Portugal

  • Cartões de Visita

Como na maioria dos países, os cartões de visita são apresentados no encontro inicial.

  • Quando for convidado

Seja pontual e leve uma pequena lembrança para seus anfitriões -procure não levar vinho, já que os portugueses costumam ter sua própria adega. Prepare-se para ficar mais tempo com os donos da casa depois do jantar, às vezes até uma hora após o seu término.

  • Gorjetas

Restaurantes portugueses geralmente incluem o serviço de 15%, mas você pode deixar mais 200 escudos se tudo correu de maneira satisfatória.Os porteiros de hotel recebem 100 escudos por carregar as malas e as camareiras, 50 escudos por dia. Dê uma gorjeta de 10 a 15% nos táxis, dependendo da distância percorrida.

  • Presentes

Ótimas idéias para presentear seu anfitrião português incluem produtos de cristal e chocolates finos. Abra o presente que receber na presença de seu anfitrião tão logo o receba.

  • Pontualidade

A pontualidade é essencial em encontros de negócios; nas ocasiões sociais, um atraso de cerca de 15 minutos não é problema.

  • O que vestir?

Terno é sempre a melhor opção quando você estiver em Portugal a negócios. As mulheres geralmente usam vestidos com sapatos de salto mais alto, ou conjuntos elegantes. Esse também é o guarda-roupa mais adequado quando se vai ao teatro ou concertos.

Reino Unido

  • Pontualidade

Reuniões de trabalho têm início pontualmente na Inglaterra. Em ocasiões sociais, não há problema em se chegar até 20 minutos depois do horário combinado, a menos que o encontro seja em um restaurante onde foram feitas reservas de mesa.

Os irlandeses são bem mais flexíveis com a pontualidade do que a maioria dos europeus. Mas sempre respeite o horário de reuniões e encontros de trabalho, mesmo que eles se atrasem.

Os escoceses são pontuais e esperam que seus convidados ou colegas de trabalho também o sejam; se perceber que vai se atrasar, telefone antes.

  • Quando for convidado

Ao contrário do que se imagina, é perfeitamente normal um atraso de aproximadamente quinze minutos em relação ao horário estipulado. Leve um souvenir e não estenda sua visita após o jantar; o mais comum é se despedir pouco depois de o café ser servido.

É comum ficar mais tempo com seus anfitriões após o jantar, para um bate-papo descontraído, contra histórias, etc. O irlandês se orgulha de sua cerveja – não deixe de experimentá-la!

Seja pontual na Escócia, e leve uma pequena lembrança para seus anfitriões.

  • Gorjetas

Restaurantes incluem 10 a 15% na Inglaterra e Escócia. Se isso não ocorrer, deixe a gorjeta você mesmo. Taxistas recebem entre 10 e 15% do preço total. Porteiros recebem 25p por volume carregado e as camareiras recebem 1 libra por dia.

A gorjeta para o motorista de táxi varia na Irlanda de acordo com a distância percorrida. Se for curta, deixe mais ou menos 50p. Se for mais de 15 minutos, deixe 1 libra. Os restaurantes já incluem o serviço de 10 a 15%. Nos hotéis, dê 25p por mala carregada para o carregador.

Suíça

  • Cartões de Visita

Sempre tenha cartões de visita no bolso, e inclua sua posição na companhia e título acadêmico em letras maiores. Também é interessante incluir há quantos anos a empresa existe.

  • Quando for convidado

Convites para a casa de um suíço não são muito comuns; portanto, considere o gesto um privilégio. Seja pontual e leve uma pequena lembrança para os anfitriões.

  • Gorjetas

A conta do restaurante já inclui o serviço, mas você pode arredondar o preço final se o serviço foi excelente. Porteiros de hotel costumam receber 1 franco por mala. Camareiras não recebem gorjeta, mas você pode deixá-las 1 franco suíço.

  • Presentes

Antes de oferecer o seu presente, espere que seu anfitrião lhe ofereça o seu. Evite artigos caros e prefira algo como uma garrafa de licor ou whisky, ou um livro sobre seu país. Assim como na Itália, artigos cortantes podem ser associados com sentimentos negativos. Se oferecer flores à sua anfitriã, evite crisântemos, comuns em funerais.

  • Pontualidade

Naturalmente, os suíços são sempre pontuais para qualquer tipo de encontro. Se possível, chegue mais ou menos 15 minutos antes do horário agendado para encontros de negócios.

  • O que vestir?

As mulheres devem evitar acessórios muito grandes e que chamem muito a atenção. Os vestidos e saias devem ser discretos e de comprimento moderado. Homens geralmente usam terno com gravata e camisa branca.

Itália

  • Cartões de Visita

Os italianos só costumam apresentar cartões de visita em reuniões de negócios, e sempre no encontro inicial.

  • Quando for convidado

Um atraso de até 15 minutos na hora combinada é comum no país. Lembre-se de levar um pequeno souvenir para os anfitriões. Em um jantar mais formal, espere até que a anfitriã indique onde deve se sentar.

  • Gorjetas

A conta do restaurante já inclui o serviço de 10%, mas você pode dar 5 a 10% a mais diretamente para o garçom. Os porteiros recebem entre 1.200 a 1.500 liras por mala carregada. Nos teatros, os ‘lanterninhas’ recebem 1.000 liras. Mesmo que uma pequena gorjeta já esteja incluída no preço da corrida de táxi, os italianos em geral deixam um extra de 10% do preço total.

  • Presentes

Quando receber um presente de seu anfitrião italiano, abra-o imediatamente. O seu presente deve ser de boa qualidade – livros ou bebidas finas – são uma boa opção. Evite artigos pontiagudos ou cortantes – algumas pessoas podem associá-los a quebra de amizade. Se oferecer flores, elas devem vir em número ímpar; não leve crisântemos, geralmente associados a funerais. As cores preta e dourada também não são bem vistas, procure não embrulhar seu presente em papéis nesses tons.

  • Pontualidade

Os italianos esperam que você chegue no horário, especialmente em encontros de negócios. No entanto, não se preocupe se eles o fizerem esperar alguns minutos – isso é bastante comum.

  • O que vestir?

Qualidade é essencial, os italianos gostam e sabem se vestir bem. Homens preferem ternos em tons escuros e mulheres, vestidos ou terninhos de excelente corte.

França

  • Cartões de Visita

As pessoas geralmente trocam cartões logo após as apresentações iniciais. Entregue o seu à pessoa de maior posição no grupo.

  • Quando for convidado

Se você for convidado para a casa de um francês, considere-se privilegiado e procure não chegar mais do que 15 minutos depois da hora combinada Lembre-se de levar um pequeno presente (veja sugestões em “Presenteando”). É comum servir um pequeno coquetel antes do jantar. Nunca fume durante a refeição e lembre-se de que, além de agradecer aos anfitriões pela noite agradável, enviar um cartão de agradecimento no dia seguinte é um gesto muito apreciado.

  • Gorjetas

Em restaurantes, a conta geralmente inclui uma gorjeta de 10 a 15%. Se o serviço foi de excelente qualidade, deixe mais 20 francos. Os porteiros de hotéis e aeroportos em geral recebem 5 francos por cada mala carregada.A gorjeta dos motoristas de táxi deve corresponder a 10% do preço total da corrida.A funcionária dos toaletes em restaurantes recebem em torno de 1 franco.

  • Presentes

Os franceses adoram arte e literatura; um livro ou CD do seu país será muito apreciado. Se comprar flores, elas devem ser em número par, nunca ímpar; evite crisântemos (associados à morte), cravos (podem trazer azar) e rosas vermelhas (implica um relacionamento amoroso).

  • Pontualidade

Apesar de pontualidade não chegar a ser uma questão de vida ou morte no país, os franceses têm por hábito serem pontuais. Não se surpreenda se alguma vez uma reunião começar um pouco mais tarde do que o horário previsto.

  • O que vestir?

Vista-se com elegância em todas as ocasiões. Homens devem usar ternos de cores escuras e gravata. As mulheres devem dar preferência a vestidos e terninhos bem cortados; se incluir acessórios, lembre-se de que devem ser delicados e elegantes.

Espanha

  • Cartões de Visita

Ao chegar a um escritório, apresente seu cartão à recepcionista, de preferência traduzido para o espanhol.

  • Quando for convidado

Esqueça a pontualidade se for convidado para a casa de um espanhol; atrasos de meia hora são comuns. O jantar dos espanhóis geralmente começa bem mais tarde do que no restante da Europa, muitas vezes após 23 horas. Se seu anfitrião tiver filhos, leve um pequeno presente para eles.

  • Gorjetas

Se o restaurante não incluir o serviço, deixe o equivalente a 15% da conta. Os porteiros geralmente recebem 50 pesetas por mala carregada e as camareiras, 15 a 20 pesetas por dia. Deixe 10% para o motorista de táxi.

  • Presentes

Seu anfitrião certamente apreciará livros ou CDs do seu país. E sempre abra o seu presente na presença de quem o ofereceu.

  • Pontualidade

Sempre chegue no horário para encontros de negócios, mesmo se souber que podem te deixar esperando um pouquinho. Os espanhóis são mais flexíveis com a pontualidade em ocasiões sociais; chegar um pouquinho atrasado não constitui uma ‘gafe’.

  • O que vestir?

Homens devem usar ternos escuros, com gravata discreta e camisa branca engomada. Só tire a jaqueta do terno se seu anfitrião o fizer primeiro. Mulheres devem vestir terninhos e vestidos de excelente qualidade e elegantes.

Escandinávia

  • Cartões de Visita

Leve sempre cartões de visita com você, eles são apresentados e trocados com freqüência.

  • Gorjetas

Na Suécia e Noruega os restaurantes já incluem o serviço de 15%, mas é comum arredondar a conta. Os porteiros nos hotéis recebem de 3 a 5 coroas por mala carregada. Táxis geralmente incluem a gorjeta, mas você pode arredondar o preço final da corrida.

Na Finlândia, é comum acrescentar 1 a 2% nos serviços de restaurante (que já cobram 15%) aos domingos. Motoristas de táxi não esperam receber gorjetas, mas geralmente as pessoas arredondam o preço final da corrida.

Na Dinamarca, deixe 5 coroas por mala para o porteiro. Os serviços nos restaurantes e corridas de táxi já estão incluídos – em torno de 12% – mas pode-se arredondar a conta final.

  • Presentes

Presentes típicos de seu país, como CDs e livros, e chocolates finos ou licor ou vinho são sempre apreciados na Escandinávia. Não é comum trocar presentes quando se faz negócios na Noruega.

  • Pontualidade

Se perceber que vai se atrasar, ligue para seus anfitriões antes – pontualidade é absolutamente necessária nos países escandinavos. Na Finlândia as pessoas até gostam se você chega um pouquinho antes do horário combinado.

  • O que vestir?

Noruegueses e dinamarqueses usam poucos acessórios, e sempre discretos. Na Finlândia, a jaqueta do terno só é tirada em dias muito quentes.

  • Quando for convidado

Seja pontual na Dinamarca – o jantar pode ser servido logo após sua chegada. Leve um pequeno presente (embrulhado) mas evite rosas vermelhas. Não deixe comida no prato. Você pode ser convidado para ficar mais um pouco após o jantar para drinques.

Na Finlândia, você pode ser convidado pelo seu anfitrião para fazer uma sauna.

Na Noruega, evite estender sua permanência após 23 horas.

Na Suécia, é considerado indelicado pegar – ou aceitar – o último pedaço de qualquer coisa no jantar

Alemanha

  • Cartões de Visita

Cartões geralmente incluem mais do que apenas o nome e posição – se você possui um título de pós-graduação, por exemplo, inclua essa informação. Os cartões são apresentados durante o encontro inicial; se possível, apresente o seu com a tradução em alemão atrás.

  • Quando for convidado

Pontualidade é essencial, sobretudo num país onde não é muito comum receber visitas em casa. Leve uma pequena lembrança para seus anfitriões. É extremamente indelicado para o europeu em geral desperdiçar comida, portanto tente comer tudo o que estiver em seu prato.

  • Gorjetas

A conta nos restaurantes alemães inclui o serviço de 10%, mas as pessoas sempre deixam um pouco a mais quando apreciaram a comida e o lugar. Dê a gorjeta diretamente ao garçom ao invés de deixá-la na mesa. Porteiros de hotéis e camareiras devem receber uma gorjeta de 2 marcos – no caso dos porteiros, 2 marcos por mala. Nos táxis, a gorjeta corresponde a 10 ou 15% do preço final.

  • Presentes

Não leve presentes grandes e caros, eles não são bem vistos, especialmente quando se trata de negócios. Canetas sofisticadas podem ser uma boa opção. Se for convidado para a casa de um alemão, leve um bouquet de flores para a anfitriã, sempre em número ímpar. Mas não leve rosas vermelhas, que denotam relacionamento íntimo, ou lírios, muitas vezes usados em funerais.

  • Pontualidade

Pontualidade é absolutamente necessária na Alemanha. Nunca se atrase.

  • O que vestir?

Mesmo no verão, os alemães usam terno completo para trabalhar. Às vezes um suéter com gravata pode substituir o blazer. Mulheres devem preferir vestidos em tons neutros e os acessórios devem ser escolhidos com cuidado para que não chamem muito a atenção.

África

Egito

  • A semana para os muçulmanos vai de sábado a quinta. Sexta-feira é um dia sagrado.

  • O jantar pode ser servido mais tarde do que o usual, às vezes após 22 horas.

  • Nunca ofereça um presente com a mão esquerda – use sempre a direita.

  • Comer tudo que está no prato é considerado indelicadeza.

Gana

  • Evite gesticular com a mão esquerda.

Quênia

  • Sempre ofereça um pequeno presente, como doces ou bombons, ao visitar alguém. Evite flores, que são geralmente usadas para expressar condolências.

Líbia

  • Ao visitar a casa de um líbio, é comum haver apenas homens presentes. Leve um presente para o seu anfitrião, mas não para sua esposa

Marrocos

  • Evite elogiar objetos na casa de seu anfitrião; ele se sentirá na obrigação de dá-lo a você como um presente.

Senegal

  • Não use a mão esquerda para comer, isso é considerado ofensivo no país.

Tanzânia

  • É comum oferecer um presente a seus anfitriões quando estiverem deixando o país. Evite oferecer flores.

Zâmbia

  • Evite olhar diretamente nos olhos de pessoas do sexo oposto – isso pode sugerir que você está muito interessado nela.

  • No jantar, seu anfitrião vai esperar que você peça para comer; é indelicado da parte dele oferecer antes. Também é indelicado de sua parte recusar comida.

  • Se oferecer presentes a funcionários do governo, prefira pequenas lembrancinhas; presentes caros podem causar embaraço ou mesmo serem recusados.

Oriente Médio

Arábia Saudita

  • Não espere ser apresentado à acompanhante de um saudita, ou mesmo cumprimentá-la.

  • Demonstre o quanto você apreciou o jantar comendo bastante.

  • Se o convite para jantar incluir a esposa, ela provavelmente ficará com as outras mulheres em um local separado.

  • Evite elogiar objetos de um saudita. Ele provavelmente vai oferecê-lo a você como presente e ficará ofendido se você recusar.

  • Lembre-se de que alguns presentes devem ser evitados em países muçulmanos. Isso inclui bebidas alcoólicas e fotos ou esculturas com figuras femininas.

Irã

  • Ao ser convidado para jantar, leve uma planta, flores ou doces para os anfitriões. Também é considerado boas maneiras recusar o convite algumas vezes antes de aceitá-lo

  • Ao se dirigir a seu anfitrião, use seu sobrenome ou título.

Iraque

  • Ao contrário dos demais países árabes, é comum servir bebidas alcoólicas durante o jantar.

Jordânia

  • Se seu anfitrião convidá-lo para jantar, recuse delicadamente duas vezes antes de aceitar.

  • Se sua anfitriã oferecer mais um pouco do prato servido, recuse delicadamente algumas vezes e em seguida aceite com um leve sinal de relutância.

  • Seja comedido ao agradecer ou elogiar o jantar; excessos podem causar embaraço ao anfitrião.

Líbano

  • Lembre-se de perguntar sobre a saúde das pessoas e de suas famílias quando cumprimentá-las.

  • Converse sobre trabalho somente após a refeição.

  • Aceite sempre o café ou chá que for oferecido.

Síria

  • Os sírios provavelmente vão cumprimentá-lo como em vários países árabes: um grande abraço e perguntas sobre sua saúde e a de sua família.

E mais…

  • Nos países árabes, o nome correto é Golfo Árabe, não Golfo Pérsico.

  • Evite reuniões e encontros de negócios durante o Ramadã –o nono mês do calendário islâmico- quando não se trabalha após o meio-dia.

  • É indelicado fazer perguntas sobre a esposa de seu anfitrião; se for apresentado a ela, seja cortês, mas mantenha um certo distanciamento.

  • Só cumprimente a esposa de seu anfitrião com um aperto de mãos se ela tomar a iniciativa.

  • Se seu anfitrião comer com as mãos ao invés de utilizar talheres, faça o mesmo, mas use somente a mão direita.

  • Canetas tinteiro douradas são muito apreciadas no Oriente Médio.

  • Evite conversar sobre política e religião.

  • Nunca se assente com as solas dos sapatos viradas para seu anfitrião, é extremamente indelicado. E nunca coloque seus pés sobre a mesa ou cadeira.

Ásia e Pacífico

Austrália

  • Os australianos são bastante informais; é comum chamar as pessoas pelo primeiro nome.

  • Ao andar de táxi, se você é homem, assente-se ao lado do motorista no banco da frente.

  • Seja sempre pontual em seus encontros.

China

  • Com raras exceções, dar gorjetas é considerado extremamente ofensivo na China.

  • Experimente um pouco de cada prato durante o jantar; é um sinal de boas maneiras.

  • Presentes caros são mal vistos na China; eles podem deixar seu anfitrião encabulado – é comum recusar presentes assim.

  • Evite dar relógios de presente. Para as pessoas mais velhas, relógios são símbolos de azar.

  • Presentes nas cores branca, azul ou preta são muitas vezes associados a funerais; vermelho, cor de rosa e amarelo são considerados de bom agouro.

  • Não escreva mensagens com caneta vermelha; isso pode significar para o chinês o rompimento de uma amizade.

  • Sandálias de palha são associadas com funerais; evite dá-las de presente.

  • Assim como no Japão, presentes dados em dupla (caneta e lapiseira, por exemplo) são sinal de boa sorte.

Coréia do Sul

  • Evite falar ou rir alto em qualquer situação. As mulheres devem cobrir a boca para rir.

  • Ao contrário dos países ocidentais, os homens passam pela porta antes das mulheres.

  • É extremamente indelicado assoar o nariz na presença de outras pessoas.

  • As esposas raramente são incluídas nos jantares

  • Receba um presente com as duas mãos, mas nunca o abra na presença de quem o ofereceu. É recomendável demonstrar um pouco de relutância antes de aceitá-lo.

Índia

  • Ao ser apresentado a uma mulher, evite apertar sua mão; coloque as palmas de suas mãos juntas e incline-se levemente fazendo uma reverência.

  • Evite tocar ou conversar com uma mulher em público se ela estiver sozinha.

  • Ao chegar à casa de um indiano, você muitas vezes vai receber uma guirlanda de flores. Retire-a do pescoço em seguida, em sinal de humildade.

  • Sempre aceite ou passe um prato adiante usando apenas a mão direita.

Japão

  • Nunca chame um japonês pelo seu nome, use sempre o sobrenome. Esse privilégio é apenas para membros da família e amigos muito íntimos.

  • Os jantares geralmente acontecem em restaurantes e podem durar horas.

  • Não é comum oferecer flores à anfitriã.

  • Ao entrar na casa de um japonês, lembre-se de tirar os sapatos e o chapéu, se for o caso.

  • Sempre aceite um presente com as duas mãos, e apenas após agradecer e esperar que seja oferecido pelo menos duas vezes.

  • Embrulhe o presente de um japonês em papel de cores leves, em tons pastel, nunca em papel branco. E não coloque fitas ou laços.

  • Presentes ‘em dupla’ são sinal de boa sorte: um par de abotoaduras, caneta e lapiseira, etc. são muito bem recebidos. Nunca ofereça um presente que venha em número de quatro, porque uma das palavras em japonês para o número quatro tem o mesmo som da palavra ‘morte’.

  • Dê seu presente ao final da visita, não no começo, e sempre de maneira discreta.

  • Comente que seu presente é modesto e simples. É uma maneira de dizer que a amizade entre vocês é mais importante do que a pequena lembrancinha.

Nova Zelândia

  • Não é comum dar gorjetas na Nova Zelândia; não se espante se ela for recusada.

  • Ao cumprimentar uma mulher, espere até que ela estenda a mão primeiro.

Rússia

  • Cartões de Visita

É recomendável incluir uma tradução em russo no verso de seu cartão.

  • Quando for convidado

Não se atrase. O jantar provavelmente será servido tão logo você chegue. Se seu anfitrião estiver usando chinelos, provavelmente ele vai lhe oferecer um par.

  • Gorjetas

Dar gorjetas não é um hábito no país, mas você pode deixar um extra quando o serviço foi particularmente bom.

  • Presentes

Em geral, os presentes não são abertos na presença de quem os deu. Boas opções incluem chocolates finos, perfumes, artigos de escritório sofisticados e flores. Não é necessário embrulhá-los.

  • Pontualidade

Nunca chegue atrasado para seus compromissos de trabalho na Rússia.

  • O que vestir?

Homens e mulheres tendem a se vestir de maneira mais conservadora quando estão fazendo negócios no país. Mulheres devem evitar saias mais curtas e homens devem dar preferência a ternos escuros, camisa branca e gravata discreta.

Tailândia

  • Evite pisar na soleira da porta. Segundo a tradição tailandesa, ali moram espíritos.

  • Nunca toque a cabeça de qualquer pessoa, nem mesmo a de uma criança. A cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo.

  • Evite demonstrações de carinho em público.

  • Não elogie os objetos de seu anfitrião, ele poderá sentir-se na obrigação de dá-los a você.

  • Nunca mostre as solas dos sapatos.

Canadá

  • Cartões de Visita

Cartões de visitas geralmente são trocados, mas não durante os primeiros contatos. Lembre-se sempre de usar o título (Dr., Ms., Mrs., Mr. etc) e em francês use “Monsieur” ou “Madame” e o sobrenome da pessoa até ela te dizer que não é necessário. O Canadá é um país bilíngüe, inglês e francês, sendo assim é bom ter o seu cartão traduzido nas duas línguas. Se você for fazer negócios em Quebec sempre tenha um cartão em francês para oferecer. Canadenses de origem de língua francesa são geralmente chamados de “Francophones” e os de origem de língua inglesa “Anglophones.”

  • Quando for convidado

Almoços de negócios são geralmente curtos (1 – 1 1/2hora) com comidas leves e sem bebidas alcoólicas. Quando convidado para o jantar espere que o seu anfitrião canadense comece a falar de negócios. Convites para jantar na casa de canadenses são raros, então considere uma honra quando for convidado. É uma boa idéia levar flores, doces, ou uma garrafa de bebida alcoólica como presente. Se você resolver levar flores, saiba que rosas vermelhas são geralmente sinal de ocasiões românticas. Geralmente o anfitrião é a primeira pessoa a iniciar uma refeição, os convidados devem esperar até que isto aconteça. Passe os pratos antes de se servir. Se você preferir não comer alguma coisa, simplesmente diga que não quer, pois culturalmente isto não é considerado uma ofensa. Lembre-se de mandar um cartão ou dar um telefonema de agradecimento após ter sido convidado para ir à casa de alguém. Não fale sobre a família e outros assuntos pessoais durante um encontro de negócios. É considerado falta de educação falar em uma língua que os anfitriões não entendam na presença deles. Os “Francophones” não são tão reservados quanto os “Anglophones”. Eles ficam mais próximos durante uma conversa e se tocam com mais freqüência. Evite comparar os EUA ao Canadá, falar de religião ou dos problemas separatistas com Quebec. Fale sobre livros, filmes, viagens, o tempo, esportes e faça comentários positivos sobre a cultura canadense.

  • Gorjetas

É comum dar gorjetas de 15% em restaurantes. Geralmente a gorjeta não vem incluída na conta. Os restaurantes cobram 7% de “Goods and Services Tax (GST)”, mas isto não é parte da gorjeta.

  • Presentes

Presentes são dados geralmente depois do negócio ter sido fechado. Os presentes usualmente são abertos na hora e em frente de todos os que estão reunidos. Os melhores presentes, na maioria das vezes, são aqueles típicos do seu país. Escolha um bom presente, mas não dê itens muito caros. Se você conhecesse bem os anfitriões ou as crianças da casa é uma boa opção levar alguma coisa para elas. Outra forma de agradecimento é convidar os anfitriões para jantar fora. Perfumes e roupas não são considerados apropriados por serem muito pessoais.

  • Pontualidade

Pontualidade é considerada muito importante, especialmente em negócios. Faça disto uma prioridade mesmo que seu anfitrião se atrase. Se você for se atrasar telefone para avisar. Se você for convidado para jantar, pontualidade é também muito importante. Em um coquetel, chegar até 15 minutos atrasado é permitido. Mas nunca se atrase mais de 30 minutos. A parte da manhã é a preferida para reuniões. Lembre-se que no Canadá, ao contrário do que nos EUA, o dia do mês vem escrito antes (26-12-2001), como no Brasil.

  • O que vestir?

É muito importante se vestir de maneira conservadora. Não é necessário usar roupas da moda ou novas, mas elas devem ser mais formais. Homens devem usar ternos. Mulheres também devem usar vestidos ou terninhos. Em áreas rurais as pessoas se vestem mais informalmente. Evite usar perfumes e loções após barba em encontro de negócios. Muitos canadenses são alérgicos e não é comum para eles usarem perfumes nestas ocasiões. Acredita-se que perfume em excesso é usado para disfarçar má higiene. Em alguns lugares como hospitais e clínicas é proibido usar perfume. Quando não estiver trabalhando sinta-se a vontade para se vestir informalmente. Canadenses usam bastante jeans e tênis.

Estados Unidos

  • Cartões de Visita

O seu cartão de visitas será sempre aceito, mas isto não quer dizer que você sempre receberá outro de volta. Não se ofenda, pois americanos não possuem nenhum ritual de troca de cartões como em outras culturas. A pessoa que receber seu cartão pode guardá-lo na carteira ou no bolso de trás da calça não sendo isto um sinal de desrespeito. Em muitas situações não é comum trocar cartões de visita, a não ser que você queira contatar a pessoa novamente. Lembre-se sempre de usar o título (Dr., Ms., Mrs., Mr. etc) e sobrenome da pessoa até ela te dizer que não é necessário.

  • Quando for convidado

Não é necessário levar presentes quando você for convidado para visitar a casa de alguém, entretanto o gesto é sempre apreciado. Algumas sugestões são flores, vasos ou uma garrafa de vinho. Se você se hospedar na casa de alguém é comum dar um presente acompanhado de um cartão de agradecimento. Outra forma de agradecimento é convidar os anfitriões para jantar fora. Geralmente quando você for convidado para um jantar de negócios o anfitrião irá pagar. Entretanto se ele não se oferecer para pagar esteja preparado para dividir a conta (“getting separate checks”, “going Dutch”, or “splitting the bill”) Se você convidar um pessoa com quem está negociando para jantar deixe claro se você irá pagar.

  • Gorjetas

É comum dar gorjetas de 10% a 20% em restaurantes. Se o serviço for excepcional deixe 20%. Muitas vezes a gorjeta já vem incluída na conta. Porteiros de hotéis e carregadores em aeroportos geralmente recebem $1 de gorjeta.

  • Presentes

Presentear é sempre delicado, mas não é o esperado. Presentes são dados, geralmente, depois do negócio ter sido fechado. Os presentes usualmente são abertos na hora e em frente de todos os que estão reunidos. Os melhores presentes, na maioria das vezes, são aqueles típicos do seu país. Outra forma de agradecimento é convidar os anfitriões para jantar fora. Perfumes e roupas não são considerados apropriados por serem muito pessoais.

  • Pontualidade

Pontualidade é considerada muito importante, especialmente em negócios. Se você for se atrasar telefone para avisar. Se você for convidado para jantar, pontualidade é também muito importante. Em um coquetel, chegar até 30 minutos atrasado é permitido.

  • O que vestir?

Em um primeiro encontro vista-se de maneira conservadora. Depois você pode, se quiser, adotar o estilo das pessoas com quem está negociando. O tipo de roupa usada nos EUA pode variar de acordo com a região. Na parte leste quase todos usam ternos enquanto que no oeste se vestem de maneira mais informal. Entretanto executivos em todas as partes do país se vestem formalmente. Mulheres também devem usar vestidos ou terninhos. Quando não estiver trabalhando sinta-se a vontade para se vestir informalmente. Americanos usam bastante jeans e tênis.

América do Sul e Central

Argentina

  • Ao ser convidado para o jantar, espere até que seu anfitrião tome seu lugar à mesa antes de se assentar.

  • Os argentinos apreciam elogios feitos às suas crianças, sua casa e à qualidade do jantar.

Bolívia

  • Sirva-se de pequenas porções ao jantar com bolivianos; eles esperam que você coma tudo o que está no prato.

  • Os presentes geralmente são abertos apenas após a partida dos convidados.

Colômbia

  • Evite presentes muito pessoais, a menos que conheça bem seu anfitrião.

  • Bocejar em público é considerado extremamente indelicado.

El Salvador

  • Seja sempre muito educado ao conversar com pessoas mais velhas.

  • Presentes caros e sofisticados podem ser mal vistos, prefira pequenas lembranças.

México

  • A siesta é importantíssima para o mexicano: evite marcar encontros ou reuniões imediatamente após o almoço.

  • Para alguns mexicanos, flores amarelas estão associadas com funerais, flores vermelhas são impróprias e flores brancas anulam maldições e quebrantos. Todo cuidado é pouco ao oferecer flores à sua anfitriã!

Panamá

  • Muitas reuniões começam com atraso. É indelicado estabelecer um horário de término também.

Peru

  • O jantar acontece geralmente após as 9 da noite, e um atraso de até meia hora não é visto como um problema.

  • Evite deixar comida no prato; a alternativa é recusar delicadamente o que for oferecido se já estiver realmente satisfeito.

Venezuela

  • O lugar à cabeceira da mesa é normalmente reservado ao pai ou mãe, não ao convidado de honra.

 Fonte:

http://www.viamundi.com.br/etiqueta/etiqueta.htm

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