Cristianny Frasson Matyis, Saúde
Colunistas Cristianny Frasson Matyis nutricionista

Nutricionista Cristianny Frasson Matyis alerta sobre dietas ‘malucas’ para perder peso

A perda de peso é um grande problema para muitas pessoas. Algumas tentam de todas as maneiras, de todas as dietas possíveis, mas infelizmente não conseguem chegar ao peso desejado.

Existem milhões de dietas e receitas para ajudar as pessoas a manterem a forma, porém, nada é mais eficaz do que a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos. Mesmo assim, muitas optam por dietas ‘malucas’ para emagrecer.

O que vou abordar hoje não são as dietas radicais que conhecemos e que são extremamente prejudiciais à saúde. Darei alguns exemplos de métodos extremos de perda de peso e que considero bizarros, mas que mesmo assim são praticados por algumas pessoas.

Dietas Malucas Cris Frasson Matyis Coluna Nutrir-se

Dietas Malucas Cris Frasson Matyis Coluna Nutrir-se

1. Costurar a língua

Esse método consiste em costurar um dispositivo plástico na língua para que a pessoa não consiga comer alimentos sólidos por um bom tempo e sinta muita dor se tentar, sendo obrigada a ingerir somente líquidos que totalizem 800 calorias diárias.

2. Dieta do cigarro

A principal consequência será trocar o excesso de peso por um câncer, ou outras complicações. Algumas pessoas se submetem ao vício do cigarro apenas para perder peso. O cigarro inibe o paladar, suprime o apetite e aumenta ligeiramente o metabolismo. No entanto, os riscos à saúde são muitos e bem conhecidos: câncer, circulação comprometida, risco de derrame, infarto e por aí vai

3. Alcoorexia

Esse método consiste em ingerir bebida alcoólica até vomitar. No dia seguinte, a ressaca vai fazer com que os vômitos continuem e a vontade de comer desapareça. Os efeitos colaterais obviamente são muitos: dificuldade de concentração, sistema imunológico enfraquecido, todos os riscos causados pela intoxicação por álcool e as consequências dos distúrbios alimentares.

4. Dieta da tênia

Por mais absurdo que possa parecer, algumas pessoas se submetem à teníase para perder peso. Os vermes, quando presentes no nosso organismo, alimentam-se dos nossos nutrientes. A perda de peso é um dos sintomas, além de bloqueios digestivos, mal funcionamento dos órgãos, danos ao sistema nervoso e, possivelmente, a morte.

5. Alimentação por sonda

É utilizada em pacientes hospitalizados e que não conseguem ingerir alimentos sólidos. O procedimento consiste em inserir um tubo de alimentação pelo nariz, passando pelo esôfago para chegar até o estômago, permanecendo assim 24 horas por dia. O tubo fornece uma dieta de 800 calorias diárias e é muito popular entre as noivas que desejam perder peso até o dia do casamento.

6. Dieta das bolinhas de algodão

Outro método inacreditável de dieta consiste em ensopar bolas de algodão em sucos e em seguida engoli-las. A intenção é que as bolas de algodão façam a pessoa se sentir satisfeita e menos propensa a comer comida normal novamente. Esse procedimento pode trazer graves consequências para a saúde, além da desnutrição e possível asfixia, pois as bolinhas podem ficar acumuladas no estômago e até obstruir o intestino. A dieta das bolinhas de algodão chamou atenção dos médicos e da mídia – devido aos danos reais que pode causar à saúde – que insistem que ela não deve, de maneira nenhuma, ser tentada.

Esses são somente alguns exemplos, pois existem muitos outros métodos absurdos de emagrecimento. Lógico que são casos extremos e eu mesma nunca tive nenhum paciente que tenha tentado seguir algum deles.

Fica até difícil acreditar que as pessoas possam seguir algum desses métodos, mas infelizmente não são raros os casos desse tipo.

A melhor forma de perder peso com saúde sempre será seguir uma alimentação saudável e orientada por um profissional.

Qualquer dieta que possa oferecer algum risco à saúde deve ser evitada.

Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.

Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.

Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024

Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.

Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.

Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!

Bjs da Cris!


Para conhecer os profissionais que estão participando do GUIA DE SAÚDE, EQUILÍBRIO & BEM-ESTAR 2024, do Papo com Cris, clique nos links a seguir:


Cristianny Frasson Matyis - Coluna Nutrir-se

Sobre Cristianny Frasson Matyis

Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clínica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clínica Rennove.

Cristianny Frasson Matyis – Nutricionista

Entre em contato:

  • E-mail Ícone Contato Clientes
  • Phone Ícone Contato Clientes
  • Whatsapp Ícone Contato Clientes
  • Instagram Ícone Contato Clientes

Confira as dicas mais recentes de Cristianny Frasson Matyis, na coluna Nutrir-se:
Perdeu alguma das dicas? Aqui estão todas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *