Saúde

Movimentos errados em tarefas domésticas afetam a coluna

Imagem

Posições incorretas podem causar até lesões graves; Móveis em posições ergonômicas inadequadas também são prejudiciais

A rotina das donas de casa, diaristas e empregadas é pesada. Lavar, passar, cozinhar, limpar e manter tudo em ordem. Além de cansativas, as atividades domésticas podem ser perigosos agravantes à saúde se forem realizadas de maneira incorreta. Uns dos maiores problemas são as lesões na coluna que podem variar desde desvios posturais e lombalgias (dor na região lombar da coluna) até hérnias de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral).

Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão – instituto especializado no tratamento de lesões na coluna, afirma que as posições incorretas podem ser perigosas e aconselha: “Deve-se buscar uma avaliação com um fisioterapeuta. Dependendo da gravidade da lesão, um acompanhamento e tratamento serão indicados. Dores na coluna não são normais e precisam ser tratadas o mais rápido possível”, diz Martins.

O profissional também faz um alerta para a falta de adequação da altura e confecção dos móveis para a pessoa que irá executar o serviço. “Na maioria das vezes, a construção das residências foge dos padrões de ergonomia. Pias muito baixas, falta de bancadas, prateleiras muito altas ou muito baixas e profundas, falta de organização, distribuição inadequada dos pesos nos armários alinhados ao excesso de esforço físico, postura inadequada ao varrer, limpar e passar são os problemas mais comuns e que contribuem para as lesões”, comenta.

Confira mais algumas dicas para fazer serviços de casa com segurança:

– Deve-se adequar a altura e a profundidade de todos os armários, prateleiras, pias e bancadas;

– Ter um apoio para alternar os pés, para descanso da lombar quando estiver lavando louça ou passando roupa;

– Organizar todos os utensílios, com os que mais se usa na parte da frente;

– Colocar os alimentos e/ou utensílios mais pesados nas prateleiras que ficam na altura da cintura e os mais leves na parte inferior e superior;

– Utilizar vassouras e rodos com cabos longos para evitar flexionar ou torcer a coluna;

– Evitar arrastar móveis (sofás, camas, etc.) sozinho;

– Evitar esforço físico e flexão ou rotação de coluna.

Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 55 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.

Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *