Diagnóstico precoce do câncer: Unidade Móvel Ilumina beneficiará 1,5 mil mulheres até dezembro
Cerimônia de inauguração aconteceu no local onde está sendo construído o Hospital Ilumina, em Piracicaba, previsto para o segundo semestre de 2019
Foi inaugurada nesta quinta-feira (11), em Piracicaba/SP, a Unidade Móvel Ilumina, que até dezembro deste ano beneficiará pelo menos 1,5 mil mulheres cadastradas na Prefeitura aguardando vaga para mamografia. “Enquanto cidadã, sinto-me honrada pelo acontecimento do dia de hoje, pois reflete nossa missão de proporcionar acesso a tratamentos para pacientes com câncer, além de intensificar o rastreamento da doença na região”, ressaltou a drª Adriana Brasil, fundadora da Fundação Ilumina, que há dez anos atua na cidade e região em prol de pacientes com câncer.
Viabilizada com parte do repasse de mais de R$ 27 milhões do Ministério Público do Trabalho de Campinas e com a curadoria do Hospital do Câncer de Barretos, a Unidade Móvel inaugura um novo momento da organização sem fins lucrativos que, até 2019, também inaugurará um hospital referência com atendimento totalmente gratuito na mesma região, triplicando sua capacidade.
Após a primeira fase – que atenderá mulheres cadastradas no SUS, em parceria da Fundação Ilumina com a Secretaria de Saúde de Piracicaba -, ao longo do primeiro trimestre de 2019, os atendimentos serão ampliados para um rastreamento ativo organizado. “Contudo, desde já nossa equipe está atenta em identificar pacientes sintomáticas visando sempre encaminhar para tratamentos para que a doença não evolua”, explicou a drª Adriana.
“A Carreta Ilumina é uma grande conquista para a população porque o diagnóstico precoce é a principal arma para combater o câncer de mama e fundamental para aumentar as chances de cura do paciente”, exaltou ao dizer que a união das forças públicas, privadas e da população são o diferencial nessa caminhada.
Cerimônia de inauguração
Em uma cerimônia carregada de emoções, o Secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Mello, agradeceu a esse “presente que a Fundação Ilumina está dando para que a cidade não tenha mais fila para exames de mamografia e câncer ginecológico”. A fala de Mello foi complementada pelo prefeito Barjas Negri, que exaltou os modelos de parceria público privada: “O projeto Ilumina faz um trabalho extremamente importante para a população valorizando o melhor que temos na Saúde, que é o SUS”.
Emocionada, a drª Maria Inês, juíza do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região e responsável pelo “caso Shell”, que originou a verba para viabilização das obras, lembrou que as ações da Fundação Ilumina representam “o encontro de uma tragédia com as mãos abençoadas que souberam dar o melhor destino aos R$ 27,5 milhões da ação”.
Também presente na inauguração da Unidade Móvel, o advogado do “caso Shell”, Dr. Vinícius Cascone, foi mais um que se emocionou ao ressaltar a importância da participação popular neste processo. “A construção de um projeto como este não é difícil quando temos a atuação direta da população ao nosso lado”, disse ao se referir ao time de voluntários e equipe da Fundação Ilumina.
O procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Ronaldo Lira, mostrou-se feliz com os avanços concretos desse projeto e exaltou a inteligência aplicada em seu desenvolvimento. “Temos que enxergar esse complexo que é o sistema público e focar nas prioridades, trabalho que a Fundação Ilumina está fazendo com excelência”, disse.
O também procurador do MPT, Dr. Paulo Crestana, disse ver com grande alegria a evolução dos projetos da Fundação, pois mostram que a verba teve destino certo e parabenizou a todos os envolvidos. “Os recursos da multa estão sendo aplicados em projetos de grande relevância para a população carente”, comentou.
Ao final, antes de cortar a fita de inauguração, a fundadora da Ilumina agradeceu aos presentes e ao Ministério Público, pois sem esse apoio “nada disso seria possível”, finalizou emocionada.
Sobre a Fundação Ilumina
A Fundação Ilumina é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 2008 por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção e minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer. Os atendimentos e exames são 100% gratuitos e têm como objetivo abreviar o tempo de espera entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico de câncer, uma vez que o paciente com doença inicial tem mais de 95% de chances de cura, necessitam de tratamentos menos mutiladores, são reinseridos mais rapidamente na sociedade e contemplam uma melhor qualidade de vida. A principal meta do Projeto é rastrear 100% da população de Piracicaba, nos cânceres de mama, colo de útero, pele e boca.