Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre os benefícios do chocolate
Nesta semana falarei um pouco sobre os benefícios do chocolate. Quem não ama? Poucos, mas mesmo estes poucos sabem que o chocolate, paixão e sedução andam abraçados. Ele nos faz sentir melhores, mais felizes e alimenta a paixão.
Origem do Chocolate
Relatos contam que os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C., foram os membros da civilização olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala. Posteriormente, maias e astecas, povos da mesma área, desenvolveram o costume de beber chocolate, produto considerado sagrado. As sementes eram torradas e misturadas a iguarias como, por exemplo, pimenta, uma base de milho fermentado e especiarias, resultando em um sabor bem diferente do que se conhece hoje. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.
Quando os europeus chegaram ao México e entraram em contato com os costumes dos astecas, o conquistador espanhol Hernán Cortés logo conheceu o chocolate e o levou para o continente europeu. Entretanto, até então, o mesmo consistia em uma bebida amarga e fria, preparada a partir da fruta do cacaueiro, árvore nativa das regiões tropicais da América. O chocolate asteca chamava-se xocolatl ou chocoatl (água amarga), e levava até pimenta.
Foi na Europa que o cacau acabou sendo aprimorado. De sua fórmula original foram retiradas várias especiarias mexicanas, trocando-as por açúcar, canela e baunilha, fato que fez com que o gosto do produto se aproximasse muito do sabor que conhecemos hoje em dia.
Inicialmente, somente mulheres, nobres e sacerdotes podiam consumir a novidade que era usada em cultos da Igreja Católica. Em 1825, o inventor Coenrad van Houten criou uma forma de separar o licor da manteiga de cacau. Com o licor, criou-se um chocolate em pó de melhor qualidade, o que tornou possível a criação do primeiro chocolate em barra.
Com a popularização da planta, diversas novas receitas foram criadas, mas os suíços que tiveram a grande ideia de misturar o cacau ao leite que deu, finalmente, origem ao chocolate.
Hoje o nosso país é o maior produtor de cacau da América Latina, já que encontrou em nossa terra o ambiente ideal para seu cultivo.
Principais tipos
- Chocolate branco
Contém leite, açúcar e manteiga de cacau, mas não leva a massa de cacau, portanto, tem muito mais açúcar e gordura em sua composição do que o chocolate escuro. Não acrescenta nenhum benefício à saúde. - Chocolate amargo
Contém massa de cacau que varia de 50% a 100%, manteiga de cacau e açúcar. Quanto maior o teor de cacau, mais amargo, menos manteiga de cacau e menos açúcar ele terá, ou seja, será mais puro, nutritivo e rico em fitoquímicos. - Chocolate ao leite
Contém os mesmos ingredientes que o chocolate amargo, mas suas proporções são diferentes – leva menos massa de cacau, mais manteiga e açúcar. Ele ainda leva leite em pó para chegar à cor marrom clara, textura cremosa e sabor adocicado, além de maior concentração de açúcar e gordura, responsáveis pela cremosidade. Como tem menos massa de cacau, é mais pobre em nutrientes e fitoquímicos portant proporciona menos benefícios ao organismo em relação à versão amarga. - Alfarroba
É uma alternativa ao chocolate, pois tem sabor bem similar e não causa compulsão alimentar. A alfarroba é uma leguminosa da família do feijão e não contém alergênicos como glúten ou lactose. É rica em fibras e fonte de vitamina A. É uma ótima alternativa para quem sofre com compulsão, pois ela não contém estimulantes como a cafeína em sua composição. Ou seja, sacia a vontade do sabor sem causar o desejo da repetição. - Chocolate diet
É feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó, soro do leite. É uma opção para diabéticos, já que restringe o açúcar. No entanto, essa opção não é menos calórica, já que para manter as características do produto, ocorre acréscimo de gorduras, o que reflete num valor calórico igual ou em algumas vezes até maior que a versão tradicional. - Chocolate à base de soja
Em vez do leite, é utilizado extrato de soja 100% vegetal, não contém lactose, proteína do leite e glúten, sendo especialmente indicado para portadores de doença celíaca e para pessoas com intolerância à lactose. Os chocolates à base de soja, isentos de açúcar, também podem ser consumidos por diabéticos. O valor calórico é menor que do chocolate ao leite e do diet.
Composição nutricional
Benefícios do chocolate
Um dos principais benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo, pois é rico em calorias, mas como existem diferentes tipos de chocolate que têm composições muito diferentes, seus benefícios para a saúde também são muito distintos:
- Melhora o fluxo arterial devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas; promove um fluxo arterial adequado diminuindo a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos.
- Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína.
- Possui o aminoácido triptofano, que é responsável por desencadear a ativação da serotonina e da dopamina, substâncias diretamente relacionadas com a melhora do humor. Quando os níveis dessas substâncias estão baixos, as pessoas podem desenvolver quadros de depressão e ansiedade. Para as mulheres, o chocolate, portanto, pode ser uma ótima arma contra a TPM (tensão pré-menstrual).
- Possui vitaminas e sais minerais, substâncias fundamentais para o nosso desenvolvimento.
- Diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea. pois produz óxido nítrico, que é um gás que permite relaxar as artérias.
- Melhora a função cerebral por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro devido às substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, que também previnem o Alzheimer.
Os chocolates amargos, como já ressaltado, são os que mais apresentam cacau e, consequentemente, maior quantidade de substâncias benéficas. Assim sendo, a recomendação é que, sempre que possível, a pessoa opte por chocolates escuros e amargos para garantir maiores benefícios.
Apesar de todos os benefícios, se consumido em excesso, o chocolate pode provocar problemas gastrointestinais (como diarreias), dores de cabeça e até mesmo desencadear sobrepeso e diabetes.
Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.
Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.
Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024
Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.
Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.
Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!
Bjs da Cris!
Para conhecer os profissionais que estão participando do GUIA DE SAÚDE, EQUILÍBRIO & BEM-ESTAR 2024, do Papo com Cris, clique nos links a seguir:
Sobre Cristianny Frasson Matyis
Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clínica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clínica Rennove.
Confira as dicas mais recentes de Cristianny Frasson Matyis, na coluna Nutrir-se:
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis mostra como ‘manter a linha’ nas festas de fim de ano
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis alerta sobre dietas ‘malucas’ para perder peso
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre as gorduras amigas da nossa saúde