Bárbara Buffo, da Onodera Piracicaba, fala sobre alimentos funcionais e a menopausa
Por Bárbara Buffo
A menopausa não é uma doença, e sim, uma fase natural da vida da mulher que acontece com a transição entre o período reprodutivo e o não-reprodutivo. Muitas mulheres passam por ela sem queixas ou necessidade de medicamentos. Outras têm sintomas variados. Mas em todos os casos, é fundamental que, nessa fase da vida a mulher receba todo o cuidado e tratamento necessários.
Consumir diariamente certos alimentos pode amenizar os incômodos e sintomas desse período. Os fitoestrogênios presentes em algumas frutas e vegetais é idêntico ao estradiol (hormônio produzido pelos ovários que atua na função reprodutiva, pele, vasos sanguíneos, ossos e cérebro).
Existem 4 classes principais deste composto:
1. Isoflavonas
Encontradas na soja e seus derivados. Uma dieta rica em soja também é benéfica para o sistema cardiovascular, pelo fato de diminuir as concentrações de colesterol no sangue.
2. Lignanos
Presentes nos carboidratos integrais e leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, arroz integral, quinoa, grão de trigo e triguilho. Esses alimentos, na dose certa, também ajudam a manter a saciedade e dão equilíbrio ao nível de açúcar no sangue; além de manter estável o humor e a ansiedade, são ótimos no fornecimento de triptofano, o aminoácido que ajuda na produção da serotonina, grande responsável pela sensação de prazer.
3. Flavonoides
Encontrados nas frutas: banana, frutas cítricas, maçã, pera, ameixa, pêssego, damasco e vegetais, incluindo pimentões, tomate, berinjela, vagem, quiabo e brócolis. Também têm benefícios antiinflamatórios, antialérgicos e anti-câncer.
4. Cumestranos
Encontrados nas amêndoas, brotos de feijão, alfafa, nozes, amendoim, pistache e outros frutos oleaginosos, além de serem ricos em gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (anti-inflamatórios), selênio e vitamina B6 e E, micronutrientes antioxidantes que reduzem os sintomas da menopausa.
Além disso, as mulheres devem ser incentivadas a tornar o seu dia a dia mais ativo, associado a uma alimentação saudável e modos de vida saudáveis, pois estes são os principais elementos para promover a saúde e melhoria da qualidade de vida.
Uma alimentação saudável inclui refeições preparadas com alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas para cada fase da vida, compondo refeições coloridas e saborosas que incluam nutrientes tanto de origem vegetal como animal.
Sobre Bárbara Boffo
Bárbara Boffo é nutricionista e atende na Onodera Estética Piracicaba
Onodera Estética Piracicaba
Contato Onodera Piracicaba:
Contato Bárbara Boffo:
Visite a fanpage da Onodera Piracicaba: facebook.com/OnoderaPiracicaba
Leia também esses posts relacionados:
- Tecnologia é aliada no tratamento contra estrias
- Onodera Estética lança massagem com ventosa para diminuir celulite e gordura localizada
- Especialista da Onodera ensina medidas simples para amenizar a flacidez
- Onodera indica 5 alimentos para reforçar o sistema imunológico no inverno
- Nutricionista da Onodera sugere 5 trocas inteligentes para perder peso com qualidade