Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre Intolerância à Lactose
Intolerância à Lactose é um distúrbio digestivo causado pela incapacidade de digerir a lactose, o carboidrato principal dos produtos lácteos.
A lactose é um dissacarídeo composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose e é o único carboidrato do leite e produzida apenas nas glândulas mamárias dos mamíferos. Sua presença no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados e, para ser absorvida, ela precisa ser dividida em glicose e galactose, o que é feito por uma enzima chamada lactase. Pessoas com intolerância não produzem essa enzima em quantidades suficientes para digerir a lactose.
A lactase é uma proteína enzimática produzida na mucosa intestinal e essa localização superficial a torna vulnerável a qualquer agressão na mucosa podendo inclusive deixar de ser produzida temporariamente até a recuperação da mucosa ou permanentemente caso a lesão seja irreversível.
Para que seja absorvida, a lactose precisa ser hidrolisada no intestino pela lactase quebrando a molécula e separando a glicose e a galactose. Caso a lactose não seja digerida, permanece inteira no intestino e não é absorvida pela corrente sanguínea provocando drenagem de água para o lúmen intestinal e causando diarréia. Ao mesmo tempo, a lactose inteira é fermentada por bactérias da flora intestinal, podendo causar dores, inchaço e flatulência.
Tipos principais da Intolerância à Lactose
- Intolerância Primária à Lactose:
É o tipo mais comum e é causada pela diminuição da produção de lactase de modo que a lactose se torna mal absorvida. Determinada geneticamente, desenvolve-se naturalmente ao longo do tempo com a diminuição da lactase desde a infância até a idade adulta. Crianças que nascem prematuramente estão mais predispostas a ter a deficiência da lactase. - Intolerância Secundária à Lactose:
Essa é uma condição temporária em que a atividade da lactase é reduzida devido a doenças ou lesões que prejudicam a mucosa intestinal como por exemplo a doença celíaca. Quando a doença ou lesão é curada, a atividade da lactase volta ao normal, mas a intolerância pode ser permanente se a lesão for irreversível.
Alergia
Ter alergia ao leite não é o mesmo que ter intolerância ao leite (lactose), mas muitas vezes os termos são confundidos e utilizados para descrever a mesma situação. A alergia ao leite ou alergia às proteínas do leite de vaca envolve o sistema imunitário e é mais comum na infância sendo que 80-90% das crianças adquirem naturalmente tolerância às proteínas do leite até os 5 anos de idade. Os sintomas são cólicas, vômitos, diarreia, dermatite, inchaço de lábio e pálpebras, tosse, entre outros.
Como lidar com a Intolerância à Lactose
Todos os produtos lácteos contêm lactose, mas isso não significa que eles estão totalmente fora dos limites para as pessoas com intolerância à lactose. A maioria das pessoas com intolerância à lactose pode tolerar pequenas quantidades de lactose e isso depende de cada indivíduo.
Por exemplo, algumas pessoas podem tolerar uma pequena quantidade de leite no chá, mas não a quantidade que você obteria de uma tigela de cereais. Alguns tipos de produtos lácteos também são naturalmente baixos em lactose quando consumidos em suas porções usuais. A manteiga, por exemplo, contém apenas 0,1 gramas de lactose por porção de 20 gramas.
Tratamentos
A intolerância à lactose primária pode ser controlada de forma simples, através de uma dieta com teor reduzido de lactose ou sem lactose. A atividade da lactase não pode ser restituída e a quantidade de lactose tolerada depende do grau de intolerância.
Geralmente, a diminuição ou a remoção de produtos lácteos da dieta melhora os sintomas da intolerância à lactose.
Alguns produtos lácteos podem ser mais fáceis de digerir por conterem menos lactose do que o leite comum. No entanto, eles devem ser experimentados com cautela, já que podem causar reações ainda assim. Veja alguns deles:
- Manteiga e queijos (eles têm menos lactose do que o leite).
- Produtos lácteos fermentados, como iogurte e kefir.
- Leite de cabra (deve ser ingerido juntamente com as refeições e suplementado com aminoácidos essenciais e vitaminas se for oferecido a crianças).
- Sorvete, milk-shakes e queijos envelhecidos ou duros.
- Leite e produtos lácteos sem lactose.
- Leite de vaca tratado com lactase para crianças maiores e adultos.
- Fórmulas de soja para crianças com menos de dois anos.
É possível comprar enzimas para ajudar a digerir a lactose. Estes são comprimidos que você adiciona à alimentos e bebidas.
Se você possui intolerância à lactose, saiba que é perfeitamente possível ter uma dieta saudável e equilibrada sem leite. Apenas certifique-se de incluir outras fontes de cálcio para obter todos os nutrientes que você precisa, e procure orientação nutricional.
Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.
Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.
Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024
Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.
Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.
Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!
Bjs da Cris!
Para conhecer os profissionais que estão participando do GUIA DE SAÚDE, EQUILÍBRIO & BEM-ESTAR 2024, do Papo com Cris, clique nos links a seguir:
Sobre Cristianny Frasson Matyis
Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clínica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clínica Rennove.
Confira as dicas mais recentes de Cristianny Frasson Matyis, na coluna Nutrir-se:
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis mostra como ‘manter a linha’ nas festas de fim de ano
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis alerta sobre dietas ‘malucas’ para perder peso
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre as gorduras amigas da nossa saúde