Exterior

Cinco dicas imperdíveis para quem vai viajar de trem pela Europa

Imagem

A Rail Europe, maior distribuidora de bilhetes de trens europeus do mundo, atua no Brasil há 15 anos. A companhia é a principal referência em produtos ferroviários para quem vai ao Velho Continente.

Confira abaixo cinco dicas para quem já programou passar as férias de julho na Europa e pretende aproveitar a estrutura moderna e a conveniência de seus trens para visitar mais de um país.

1)   Certifique-se da data e horário exatos do embarque e, atente-se para o nome da estação de embarque e desembarque.

Imprima tudo antes de viajar. Além de algumas cidades terem mais de uma estação, dependendo do idioma do país onde você estiver, ao anunciarem as paradas de possíveis conexões, você pode se confundir e desembarcar no destino errado.

2)   Já reservou seu assento no trem?

Se o trecho do seu ticket for para trens de alta velocidade, panorâmico ou noturno, a reserva é obrigatória. Se este for o seu caso, há duas soluções: comprar a reserva antecipadamente pelo site da Rail Europe (www.raileurope.com.br) ou contatar seu agente de viagens para auxiliá-lo.

3)   Não exagere na bagagem

Uma das vantagens de viajar de trem é que, diferentemente das companhias aéreas internacionais e das low cost, não há regra para despacho, nem limite de peso de bagagem. O viajante embarca junto de sua mala e pode utilizar o bagageiro do trem para carregá-la com segurança. Mas, não se esqueça: você é quem irá transportá-la ao embarcar e desembarcar do vagão. Logo, quanto menor o peso de sua mala, melhor para você. Não exagere. As companhias ferroviárias não dispõem de carregadores nas plataformas.

4)  Confira se para viajar entre as cidades que você deseja há exigência de apresentação de passaporte

Embora a política de livre circulação de pessoas entre os países da União Europeia também seja válida para estrangeiros que possuam visto para ingressar a uma das nações do bloco, a polícia aduaneira pede apresentação de passaporte para entrar no Reino Unido e Irlanda. O mesmo acontece para quem cruzar a Islândia, Noruega e Suíça, mas porque estes países não pertencerem à União Europeia. Se um desses destinos estiver em sua rota de viagem de trem, leve o passaporte.

5)   Programe-se para ser pontual

Todos os trens são extremamente pontuais e a maioria deles encerra o embarque 2 minutos antes do horário previsto de saída (lembrando que muitos não possuem procedimento de check in). Fique atento também ao tempo previsto da viagem para calcular os horários de check in / check out nos hotéis reservados.

  Imagem

Sobre a Rail Europe

Líder mundial na distribuição ferroviária europeia, a Rail Europe 4A é responsável pela promoção, distribuição e venda de tickets e passagens de trens em mais de 45 países na Ásia, Austrália e Nova Zelândia, África e América do Sul (por isso, chamada de 4A). A companhia Rail Europe é uma joint venture entre as Linhas Ferroviárias Nacionais Francesas (SNCF) e as Linhas Ferroviárias Federais Suíças (SBB).

A empresa realiza venda de viagens para 11 mil rotas e 25 mil destinos na Europa, por meio de agentes ou pela internet (configurado na língua, moeda e serviços locais do viajante). Para mais informações sobre a companhia e os produtos da Rail Europe ou compra de bilhetes, consulte um agente de viagens ou no site www.raileurope.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *