Conheça passeios além da neve que podem ser realizados em Huilo Huilo no mês de julho
Julho é um dos meses mais interessantes para se visitar a Reserva Biológica Huilo Huilo, localizada nas selvas da Patagônia chilena. Com as baixas temperaturas do inverno, os turistas podem aproveitar a neve que cobre as montanhas da região para esquiar, escalar o vulcão Mocho-Choshuenco e se divertir com raquetes de neve.
Mas, nessa época, também é possível realizar outros passeios no destino, que irão agradar tanto adultos como crianças. As cervejas encorpadas da cervejaria Petermann combinam perfeitamente com o frio, o Museu dos Vulcões oferece abrigo para quem quer entrar em contato com artefatos arqueológicos de culturas indígenas e as cachoeiras da reservas oferecem uma linda visão para os amantes da natureza.
Abaixo, veja alguns passeios que podem ser feitos em Huilo Huilo no mês de julho:
Tour Pampa Pilmaiquén
Em um veículo, os visitantes percorrem durante duas horas o setor do Pampa de Pilmaiquén. Este tour permite descobrir a beleza da Lagoa dos Patos, um dos destinos mais paradisíacos da região de Huilo Huilo. “Butardas” (gansos silvestres) e patos fazem desse lugar um passeio extremamente atrativo. O Pampa de Pilmaiquén rodeia o que alguma vez foi um pequeno lago e, lá, é possível ter impressionantes vistas do Vulcão Mocho Choshuenco. É um setor único na reserva já que apresenta um tipo de vegetação particular conhecida como “ñirre” (árvore típica da região), que graças à composição vulcânica do solo se apresenta de forma anormal, com um tamanho de não mais de 3 mts. de altura. Além disso, neste setor, se encontra um ecossistema único e frágil, o dos pântanos. A Lagoa dos Patos é o lugar propício para alimentação e reprodução de diferentes aves aquáticas que chegam ao setor durante a primavera. Finalmente se chega ao setor do fecho dos guanacos (animal parecido a Llama), projeto de reintrodução desta espécie na região e desfrutaremos de um aperitivo com uma maravilhosa vista do vulcão.
Nothofagus Hotel & Spa
Localizado no meio do bosque de Huilo Huilo, ao lado de um curso de água, está o hotel Nothofagus, uma estrutura que se vai elevando entre as copas das árvores e oferece vista para as montanhas, vulcões e a selva patagônica. Conta com 55 quartos, distribuídos em 7 andares. O hotel tem também 2 refeitórios, sala de estar, um excelente serviço gastronômico. No spa, o hóspede pode nadar em piscinas térmicas e receber dezenas de tratamentos que vão de massagem a talassoterapia.
Arco e Flecha
O arco e flecha é um esporte olímpico extremamente tradicional. Em HuiloHuilo, esta atividade tem um enfoque de treinamento e de atividade esportiva, localizado sobre plataformas de madeira de 30×40 m² na qual existem árvores como obstáculos a distâncias de 20 mts. entre o alvo e o arqueiro.
Paintball
Circuito de competência com obstáculos onde dois grupos disputam as bandeiras da equipe contrária tendo a particularidade que o meio de defesa são pistolas com balas de tinta que atrasam as manobras dos oponentes. A inscrição é realizada antecipadamente no centro de excursões com um mínimo de 4 pessoas (2 pessoas por lado) e máximo 8 pessoas. Atividade para maiores de 12 anos. Cada participante tem o direito de disparar até 100 tiros.
Cachoeiras Huilo-Huilo e Puma
O caminho que leva à cachoeira Huilo Huilo é um trekking onde é possível visitar diferentes mirantes de salto de água e apreciar toda a beleza das espécies de flora da região. O passeio segue o curso do Rio Fuy, que é proveniente do Lago Pirehueico e desemboca no Lago Panguipulli. A cachoeira Huilo Huilo, por sua vez, é uma formosa queda d’ água com aproximadamente 40 mts. de altura. Continuando a trilha, chega-se à cachoeira Puma, com aproximadamente 30 mts. de altura, que nos oferece uma maravilhosa vista do rio e exuberante vegetação. É uma atividade para toda a família já que não é necessário realizá-lo completamente; vocês decidem que mirador querem chegar.
Mais informações: www.huilohuilo.com
Sobre Huilo Huilo
Localizada nas selvas da Patagônia do Chile, a três horas de carro da cidade de Temuco, a Reserva Biológica de Huilo Huilo ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo. No local, existem 95 espécies de aves, 12 mamíferos, 328 espécies de flores, vulcões nevados, lagos, rios e cachoeiras com quase 40 metros de altura. O destino se encontra cercado por uma zona de intensa exploração madeireira e um de seus objetivos, como reserva biológica, é preservar um dos mais importantes ecossistemas da América do Sul.
Dentro de Huilo Huilo foram erguidos, na ultima década, quatro hotéis de arquitetura exótica e infraestrutura excelente, que oferece passeios guiados pela região, restaurantes de alta gastronomia, uma fábrica de cervja artesanal, um museu com achados arqueológicos e muito conforto para o turista. Todos os edifícios são feitos com madeira de reflorestamento e foram projetados para se integrar à natureza que os rodeia da maneira mais harmoniosa possível.
Com altitudes que variam de 500 a 2000 metros sobre o nível do mar, a Reserva Biológica tem atividades para todo o tipo de terreno: no inverno, é possível subir ao vulcão Mocho-Choshuenco e praticar snowboard, tubbing e escaladas, além de pilotar motos de neve. E em estações mais cálidas, o vistante pode praticar rafting e nadar nos lindos lagos da região.
Em dezembro do ano passado, Huilo Huilo foi eleito como o melhor destino do mundo na categoria “Conservação da Vida Silvestre e Habitat”, pelo prêmio “Virgin Holidays Responsible Tourism Awards 2012”.