Cristianny Frasson Matyis fala sobre a dieta Low Carb
Olá, amigas! Tudo bem? Hoje é a estreia da minha coluna aqui no blog Papo com Cris e escolhi um tema bastante atual: Dieta Low Carb.
A dieta Low Carb é utilizada desde o começo do século 19 no tratamento de condições de sobrepeso, obesidade e problemas associados e, recentemente, voltou a ser destaque na mídia.
Depois de ficar esquecida por algum tempo, a dieta voltou à pauta quando o Dr. Robert Atkins escreveu o famoso livro “A Dieta Revolucionaria do Dr. Atkins”, que foi bastante controversa na época.
Outras dietas que atacam o conhecimento ‘convencional’ surgiram desde então, como a dietas Paleo, Primal, Cetogênica, de South Beach, dentre outras, mas todas elas focavam num mesmo ponto: é preciso parar de consumir tantos carboidratos refinados.
O alto consumo de alimentos industrializados leva à grande incidência de doenças crônicas do mundo ocidental como diabetes, obesidade, síndrome metabólica e muitas outras.
Basicamente uma dieta Low Carb, como o nome já diz, é uma dieta pobre em carboidratos, porém como e quanto comer é um ponto que parece simples, mas que exige alguns cuidados.
Todos nós sempre ouvimos que, para perder peso, é necessário comer muito pouco e, consequentemente, passar fome. A grande vantagem da dieta Low Carb é que ela proporciona saciedade e, assim, as pessoas não passam fome. Essa sensação de saciedade leva as pessoas a comerem menos naturalmente. Muita gente considera a dieta Low Carb um estilo de vida.
Como funciona
Basicamente, uma dieta Low Carb significa que você vai ingerir uma quantidade de carboidratos líquidos em torno de 30 a 100g, e isso vai depender dos objetivos e necessidades de cada pessoa.
A quantidade de peso a ser perdida ou o tipo de problema a ser tratado é que vai determinar quanto de carboidratos deve ser consumido. Isso fará com que ocorra a redução da insulina, que é um hormônio fundamental para determinar se as calorias ingeridas serão armazenadas na forma de gorduras. Carboidratos líquidos significa a quantidade de carboidratos descontando as fibras. Não deve ser confundido com dieta das proteínas e muito menos se deve achar que a pessoa vai comer somente ovo e bacon.
O esquema básico da dieta segue as seguintes diretrizes:
- Cortar a ingestão de açúcar.
- Eliminar o consumo de grãos (especialmente trigo e soja).
- Se você precisa perder muito peso, deve restringir o consumo de raízes (especialmente batatas).
- Optar por comida natural, evitando as industrializadas.
- Não consumir gorduras artificiais (margarinas) e as refinadas (óleos extraídos de sementes).
- Não ter medo da gordura natural dos alimentos.
Sempre lembrando que cada pessoa responde de uma maneira diferente, seja na quantidade de carboidratos, seja na qualidade dos alimentos.
Adaptações individuais nesse tipo de dieta são essenciais para um melhor resultado.
Coma o quanto quiser dos seguintes alimentos:
- Carnes: qualquer tipo. Carne bovina, porco, aves. Não se preocupe com a gordura da carne e nem com a pele do frango.
- Peixes e frutos do mar: todos os tipos. (menos à milanesa)
- Ovos.
- Gordura natural: manteiga, gordura dos alimentos, azeite de oliva, óleo de coco. Óleo de sementes não são naturais (soja, milho etc.), muito menos gordura hidrogenada, margarina etc.
- Vegetais: alface, tomate, brócolis, couve, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, cogumelos, azeitonas. E ainda pode incrementar com queijo, ovos picados, bacon, manteiga.
- Laticínios: o leite deve ser evitado devido À presença da lactose, que além de ser intolerada por algumas pessoas, eleva a insulina. Queijo, iogurte natural, coalhada, manteiga podem ser consumidos.
- Nozes: incluindo noz pecã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, pistache. Deve-se evitar o excesso.
- Frutas vermelhas: como são pobres em açúcar, podem ser consumidas com moderação.
Não devem ser consumidos:
- Açúcar: refrigerante normal, sucos de frutas, doces, bolos, tortas, sorvetes.
- Amido: todos os derivados do trigo (pães, massas, bolos, mesmo que integrais). Arroz, batatas, granolas, pão de queijo.
- Margarina: dê preferência à manteiga.
- Cerveja: quantidade muito grande de carboidratos.
Com moderação:
- Frutas: elas contêm muito açúcar na forma de frutose, por isso as muito doces devem ser evitadas. Frutas vermelhas, coco e abacate contêm pouco açúcar.
- Álcool: não eleva a insulina, mas dificulta a perda de peso se consumido em excesso. Além disso, bebidas como a cerveja têm elevado teor de carboidratos.
Se você pretende perder pouco ou muito peso, ou necessita tratar uma síndrome metabólica, resistência à insulina, diabetes, ou somente quer ter um estilo de vida mais saudável, Low Carb é uma excelente opção.
Sobre Cristianny Frasson Matyis
Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clinica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clinica Rennove.
Cristianny Frasson Matyis – Nutricionista
Whatsapp: (19) 98160-8268
E-mail: crisfrasson@outlook.com
Instagram: @crisfrasson19
Leia também esses posts relacionados:
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis mostra como ‘manter a linha’ nas festas de fim de ano
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis alerta sobre dietas ‘malucas’ para perder peso
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre as gorduras amigas da nossa saúde
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis explica o que são alimentos termogênicos
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis: adoçantes artificiais têm vantagens e desvantagens