Saúde
Dr Paulo Henrique Bertolucci - cérebro em forma

Dicas para manter o cérebro em forma

A perda de memória relacionada à idade pode ser prevenida com mudanças simples no estilo de vida

Quando falamos sobre estar em forma, pensamos em exercícios físicos e músculos, mas e o cérebro? Esse órgão tem papel central em nosso organismo e em todas as áreas da nossa vida, por isso para garantir seu bom desempenho ele também precisa estar em forma. Pesquisas recentes indicam que o estilo de vida tem impacto no cérebro. Com atitudes simples qualquer um consegue melhorar a saúde mental, minimizando o declínio cognitivo e o risco de perda de memória relacionada à idade.

Manter o peso ideal e seguir uma dieta balanceada controlando o colesterol é meio caminho andado. A ingestão de gorduras boas, como os ácidos graxos ômega-3, e alimentos protetores promove um cérebro mais saudável. “O DHA, um lipídio da série ômega-3, já é reconhecido pelos seus benefícios cardiovasculares. Novos estudos têm demostrado sua importância para a saúde mental em adultos, indicando uma proteção contra processos degenerativos ligados ao envelhecimento, mas é importante lembrar que este não é o único composto com este efeito,” comenta o Dr Paulo Henrique Bertolucci, neurologista, diretor do Núcleo de Envelhecimento Cerebral da Unifesp.

Outro aliado é a saúde física. A prática de exercícios proporciona um corpo equilibrado com bom fluxo de sangue em todo o organismo e estimula o crescimento de novas células e conexões cerebrais. Resultados de um estudo realizado com 299 idosos na Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, demonstraram que aqueles que percorriam 72 quadras por semana, depois de nove anos apresentaram aumento do volume de massa cinzenta e tiveram menor declínio cognitivo. Mas também é preciso exercitar a mente. As pessoas são capazes de aprender e reter novos fatos e competências ao longo de toda a vida, especialmente com estímulo intelectual frequente.

“Manter o cérebro sempre ativo, em constante processo de aprendizado e desafios mentais, contribui para a manutenção da função cognitiva. Nunca é tarde para aprender algo novo e desenvolver habilidades”, reforça o médico.

Cultivar as relações familiares e de amizade fortalece laços, o que gera felicidade, um fator que favorece a saúde cerebral. Alguns estudos mostram que a atividade social regular promove o crescimento de novas células e a reparação do cérebro, e que pessoas com maior interação tendem a ter menos perda de memória do que as menos sociáveis. Visitar amigos, parentes e se envolver em atividades sociais são boas maneiras de interagir com outros indivíduos.

Dicas para manter o cérebro saudável:

1. Alimente o seu cérebro

Dr Paulo Henrique Bertolucci - cérebro em forma

  • Evite as gorduras saturadas e principalmente as trans. No dia a dia, utilize óleo vegetal em pequena quantidade para cozinhar e prefira carnes magras. Gorduras saudáveis são encontradas no azeite de oliva e peixes marinhos.
  • Aumente o consumo de DHA. Esse lipídio da série ômega-3 corresponde a 40% das gorduras presentes no cérebro. Além de ser importante para proteger as funções cerebrais contra o declínio cognitivo, o nutriente também proporciona benefícios para a saúde ocular e do coração. Organizações internacionais recomendam o consumo mínimo de 200 mg de DHA por dia. Para obter o nutriente é necessário consumir peixes marinhos ricos em gordura como salmão, sardinha, cavala ou truta.
  • Consuma diariamente variadas porções de frutas e legumes com a pele para maximizar o poder nutricional. Prefira frutas vermelhas e roxas como morangos, amoras, açaí e tomates, que contêm polifenóis, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que eliminam radicais livres, protegendo o cérebro.

2. Mantenha-se fisicamente ativo e saudável

Dr Paulo Henrique Bertolucci - cérebro em forma

  •  Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para a prática de exercícios. Além de proporcionar mais saúde e disposição, atividades físicas acalmam e ajudam a se sentir mais jovem.
  • Dormir de sete a oito horas por noite.
  • Não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Manter um peso saudável e reduzir o consumo de açúcar e sódio.

3. Permaneça mentalmente ativo

Dr Paulo Henrique Bertolucci - cérebro em forma

  • A meditação ajuda a reduzir o estresse, acalma e tem efeito positivo nos processos inflamatórios, pois age na região do cérebro que controla a inflamação e a resposta imunológica do organismo.
  • Leitura, jogos como sudoku, palavras cruzadas, xadrez, aprendizado de novas línguas são maneiras fáceis de exercitar a mente e devem ser realizadas regularmente.
  • Estabeleça metas de aprendizados diários, como uma nova palavra, um fato ou conteúdo diferente etc.

4. Mantenha-se engajado em seu cÍrculo social

Dr Paulo Henrique Bertolucci - cérebro em forma

  • Priorizar a família e os amigos fortalece esses laços, mantendo as pessoas sempre próximas.
  • O trabalho remunerado ou voluntário promove a interação com as pessoas e mantém a mente ativa.
  • Clubes, atividades religiosas ou espirituais socializam as pessoas, ajudando a criar novos círculos de amizades.

Leia também esses posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *