6 dicas para reduzir o estresse no trabalho
Confira dicas de como cultivar um clima menos pesado na empresa e aumentar a produtividade
Metas a cumprir, prazos apertados, resultados para mostrar podem causar o estresse natural no trabalho. Além de causar um clima mais conturbado, diminuir a produtividade, o profissional estressado pode cultivar muitas preocupações, ficar muito cansado e perder o foco.
“Os problemas da vida somados às preocupações profissionais, má alimentação e cansaço causam um estresse natural nas pessoas, mas práticas simples e cotidianas podem mudar esse quadro”, explica Bianca Naves, nutricionista e sócia-diretora da NutriOffice.
Confira a seguir algumas dicas para aplicar no dia a dia:
- Faça pequenas pausas durante o dia: É importante que ao longo do dia, principalmente no trabalho, ter momentos de pausa e descanso. Nesses momentos levante da cadeira, estique as pernas ou espreguice-se; dê uma pequena caminhada; beba água. “Mesmo em momentos de muito trabalho, saia para almoçar e não coma na mesa de trabalho”, sugere Bianca. A pausa é um momento para a mente relaxar e não pensar nas preocupações do trabalho, por isso fuja do computador sempre que possível.
- Seja organizado: Manter a área de trabalho organizada é fundamental para as tarefas do dia a dia, bem como ter uma agenda para anotar os compromissos e prioridades do dia e descartar papeis antigos. “A organização até na hora de comer faz o dia ser menos estressante. Procure sempre planejar suas refeições no dia anterior, principalmente os lanches da manhã e tarde”, explica Bianca.
- Atividade física: Além de aliviar, praticar atividade física também é uma excelente maneira de prevenir o estresse, pois permite uma maior conexão entre o corpo e mente. Não ter uma vida saudável é um dos principais causadores do estresse, já que toda a preocupação fica acumulada no corpo e não há essa liberação.
- Alimentação equilibrada: Junto com o exercício físico, a alimentação balanceada é uma excelente forma de controlar o estresse, evitando que ele volte a aparecer. Tenha sempre frutas e vegetais no seu dia, inclua cereais integrais, hidrata-se e faça pausas ao longo do dia para se alimentar.
- Beba mais chá: Uma pausa diária no dia para o consumo de bebidas quentes, como o chá pode proporcionar um relaxamento do corpo e mente. “O consumo de duas a três xícaras de chá preto ajuda a melhorar a capacidade de concentração e também pode aumentar a sensação de alerta sem deixar pilhado. Isso acontece pela junção única de cafeína e teanina presentes no chá preto, que ainda proporciona um efeito de alerta, mas com relaxamento”, explica Bianca. As infusões, como de camomila, frutas vermelhas e mesmo hortelã são boas opções para manter a hidratação do corpo. “Não existem dados científicos que comprovem, mas o senso comum garante o bem-estar e relaxamento causado pelo chá de camomila, além de ser uma bebida que traz sensação de conforto”, completa.
- Ambiente confortável: Trabalhar e viver em ambientes simples, organizados, limpos e tranquilos, ao invés de cenários caóticos e repletos de distrações desagradáveis, é mais uma fórmula eficaz para uma existência livre de estresse.
Anúncio
Para os que querem criar o hábito de consumir mais chá, a Lipton desenvolveu uma linha exclusivamente pensada no paladar do brasileiro. Estão presentes no portfólio: Chá Verde Clássico; Chá Verde com Hortelã; Chá Verde Sabor Laranja e Maracujá; e Chá Verde Sabor Frutas Vermelhas. Na categoria Infusões: Camomila; Frutas Vermelhas; Camomila & Mel; Hortelã; e Limão & Gengibre. E três variantes do tradicional Chá Preto: o Daring English Breakfast (notas de malte); o Amazingly Earl Grey (notas cítricas de bergamota) e o Floral Lemon Grey (notas florais e de bergamota).